Quando se tem um objetivo, apenas imaginá-lo ou passá-lo para o papel não é o suficiente para ele se concretizar. É preciso atitude, determinação, persistência e acreditar. E o desejo de empreender não é diferente.
Muitas vezes, há a crença de que, para iniciar um negócio próprio, se requer um investimento financeiro alto. Este mito, infelizmente, acaba por interromper um sonho antes mesmo de se tentar.
Para dar o start a uma ideia, é necessário um ingrediente básico, mas extremamente importante: planejamento! Traçar o business plan (ou plano de negócios) auxilia a nortear a viabilidade de um empreendimento. Fazer um levantamento dos recursos que serão utilizados, o público alvo, as forças e pontos a melhorar, e as oportunidades e ameaças que o mercado oferece, bem como as estratégias de marketing e o detalhamento dos custos (iniciais, fixos, variáveis, capital de giro, etc.) trazem um melhor preparo para um início sólido e “pé no chão “.
Atrelado a isso, a qualificação profissional tem um peso considerável para estar sempre em dia com as tendências e novidades do segmento que se pretende investir.
Diversos são os negócios que não requerem um aporte financeiro grande, ou seja, oferecem oportunidades mais acessíveis para sua implantação. E lembre-se: “Para que um sonho se torne real, é preciso de alguém que acredite que ele é possível “. Não espere o momento perfeito para empreender: faça o momento atual perfeito!