ACIMM e Boa Vista SCPC alertam para golpes

A promessa de aumentar o seu score ou mesmo limpar o seu nome são alguns dos meios cada vez mais comuns para que os golpistas possam agir. No mundo de hoje, promessas desta natureza são cada vez mais arriscadas, ainda que muita gente insista em acreditar. O resultado é prejuízo na certa. O alerta é da Boa Vista, empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.

Segundo a organização, nas redes sociais, em sites ou em anúncios espalhados em vias públicas, é comum os golpistas pregarem facilidades para atrair suas vítimas. Infelizmente, estes “serviços” não passam de golpes, uma vez que não é possível alterar a nota do score por outros meios a não ser com mudanças no comportamento de consumo por parte do próprio consumidor. Entretanto, é comum que muitas pessoas caiam nestas fraudes e sofram prejuízos financeiros. A Boa Vista alerta para que o consumidor identifique possíveis situações como essas.

“Aumento seu score”

Ninguém da Boa Vista – e nem de qualquer outra empresa – pode aumentar o score do consumidor. “A nota de crédito é baseada em um conjunto de informações sobre o comportamento do consumidor em relação ao seu consumo recente. Então, para aumentar o score, o único caminho é pagar as contas em dia, se manter no Cadastro Positivo e evitar pedir crédito demais em curtos períodos, além de pagar dívidas em atraso caso elas existam. Outras medidas como pagar contas com o débito automático ou antes da data de vencimento podem ajudar a subir a nota”, explica Lola de Oliveira, diretora de Marketing e Relacionamento com o Cliente da Boa Vista.

“Limpo seu nome”

Assim como acontece com o score, somente o próprio consumidor pode regularizar a situação e tirar seu nome do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). E a única maneira de fazer isso é renegociando a dívida diretamente com o credor e pagando o valor. Portanto, se terceiros se oferecerem para fazerem isso por alguém, é preciso desconfiar. “O consumidor corre o risco de perder dinheiro e continuar negativado. Portanto, o ideal sempre é que ele próprio procure e loja onde fez a compra e lá mesmo busque renegociar o débito, sem qualquer intermediário”, acrescenta Lola.

Mais dicas

Os golpistas que se passam pela Boa Vista e até mesmo por outras empresas se aproveitam quando o consumidor se descuida dos seus dados pessoais, como RG e CPF. Por isso, é importante que esses dados não sejam passados para ninguém. “A Boa Vista e outras empresas sérias jamais pedem que o consumidor forneça informações sensíveis como dados bancários e senhas de cartões, seja por telefone, e-mail ou pessoalmente”, alerta Lola.

Nunca exponha seus dados pessoais (RG, CPF) na internet, como em posts ou comentários de redes sociais. Cuidado ao utilizar computadores e outros dispositivos públicos ou de terceiros, pois os dados preenchidos em cadastros, por exemplo, podem ficar gravados, e outras pessoas podem se aproveitar e usá-los indevidamente.

Sempre verifique se a empresa ou a pessoa com quem está falando é real e confiável. Uma boa dica é pesquisar a reputação desta organização nas redes socais e em sites dedicados a reclamações.

Canais oficiais da Boa Vista

Alguns golpistas são tão criativos que chegam a criar sites, perfis de redes sociais e WhatsApp para se passarem pela Boa Vista e enganarem pessoas. Por isso, é importante que o consumidor procure a Boa Vista exclusivamente pelos canais oficiais da empresa. É apenas por meio desses canais que a Boa Vista se comunica e se relaciona com os clientes.

Site oficial: Consumidor Positivo https://www.consumidorpositivo.com.br

Facebook: Boa Vista Consumidor Positivo

App: Boa Vista Consumidor Positivo: Android e iOS

Telefones: Cadastro Positivo: 0800 727 0201/ Atendimento ao consumidor: 3003 0201