Loja aberta o tempo todo? É possível! Invista na presença digital do seu Comércio e passe a vender até mesmo antes ou depois do expediente!
Você já se deu conta que seu comércio pode estar perdendo oportunidades de vender quando está com as portas fechadas? Com a internet, sua empresa pode ser localizada o tempo todo por clientes interessados em seus produtos ou serviços, por isso, é importante dar uma atenção especial para seu site, redes sociais e aplicativos de conversas, como o WhatsApp.
Estar presente no ambiente digital já é um dos principais pilares para o sucesso das empresas, especialmente no setor do comércio, onde se busca sempre o aumento das vendas, o engajamento dos clientes e fortalecer a marca. Pessoas que trabalham, estudam ou realizam outras atividades no horário comercial utilizam a internet e as redes sociais, principalmente, durante a noite e aos finais de semana.
Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de investir nesse aspecto, aqui vão cinco dicas essenciais para você entender como a presença digital pode transformar o seu negócio:
1. Estratégia para atingir seu público
Utilizar ferramentas digitais de forma estratégica é garantir que sua empresa mantenha sempre o foco nos consumidores mais propensos a se interessar pelos seus produtos ou serviços. Para isso, sua empresa pode adotar o Google Ads e as campanhas segmentadas no Facebook e Instagram para realizar anúncios personalizados e conteúdos direcionados para as pessoas que você quer atingir. Assim, você aumenta as chances de conversão e fidelização.
2. Loja “aberta” 24 horas por dia
Pode parecer loucura ler isso, mas é possível! É claro que você não terá colaboradores trabalhando enquanto as portas do seu comércio estiverem fechadas, mas a internet fará essa função para você! Ter uma presença digital significa que seu comércio está aberto o tempo todo, não importa a hora ou o dia. Um site bem estruturado ou um perfil ativo e completo no WhatsApp ou nas redes sociais garante que sua empresa esteja sempre acessível, aumentando a chance de conversão a qualquer momento.
3. Credibilidade e confiança de seu público
Empresas que têm presença no ambiente digital e possuem canais de comunicação atualizados constantemente possuem mais credibilidade e confiança dos consumidores, que costumam buscar referências online antes de realizar uma compra ou contratar um serviço. Ter um site bem construído, com informações claras, depoimentos de clientes e uma comunicação transparente, ajuda nesse processo de construção de credibilidade para a marca. Além disso, você deve responder às dúvidas de seus clientes e oferecer conteúdo de valor para que os clientes possam ter confiança no trabalho que sua empresa desenvolve.
4. Aumentando a visibilidade e o alcance da sua loja
Ter perfis no Facebook, Instagram e informações detalhadas no WhatsApp Business amplia muito o alcance do seu comércio. Você pode atrair mais pessoas, inclusive de outras regiões ou outros países (se estes forem seu objetivo), utilizando anúncios pagos através das redes sociais e também a ferramenta Google Meu Negócio, que é gratuita. Através dela, você pode preencher os campos com os dados da sua empresa, horários de funcionamento, link para seu site de vendas ou redes sociais e, o mais importante: visualizar e responder aos comentários deixados por seus clientes.
5. Analisando os dados e feedbacks
Ainda falando sobre os feedbacks deixados por seus clientes através do Google (e também através dos outros canais de comunicação do seu comércio), esse pode ser seu ponto de partida para começar a analisar os dados e conhecer melhor quem são as pessoas que se conectam com seu negócio. Monitorar o comportamento dos seus clientes, quais produtos estão gerando mais interesse, de onde vem o seu público, e como eles interagem com sua marca são grandes vantagens de ter presença digital, já que com isso você pode criar estratégias de comunicação e de venda mais adequadas com o público-alvo, oferecendo exatamente o que eles procuram e precisam.
A presença digital deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade para as empresas do comércio que desejam crescer e se destacar no mercado. Estar conectado abre um leque de possibilidades para aumentar a visibilidade, engajar clientes, melhorar as vendas e fortalecer a marca da sua loja.
Depois de ler as dicas acima, se você ainda não está apostando no marketing digital, este é o momento de dar esse passo fundamental para o sucesso do seu negócio e aproveitar as vantagens que ele pode proporcionar à sua empresa.
Continue conectado e acompanhando as dicas, aqui no site da ACIMM, para aumentar ainda mais as possibilidades de aumentar as suas vendas, engajar seus clientes e fortalecer a sua marca!