O tempo traz tanta mudança com ele, não é mesmo? São estações, produtos mais modernos, novas tendências… E, como a gente sabe, o comportamento do consumidor também! Tudo, muitas vezes, com uma velocidade tão rápida, que precisamos ficar atentos aos seus sinais e às novidades que chegam.
Há uns anos, um dos lugares mais comuns de se procurar por um número de telefone de uma loja era na lista telefônica. Hoje, ou ela já está ali, nos meus contatos de Whats, ou é um dos perfis que sigo no Insta ou uma das páginas que sou fã no Facebook, e um botão já me permite entrar em contato. Quando muito, vou até o Google para procurar.
Neste boom da internet, muitas empresas migraram para o meio virtual, e o e-commerce vem ganhando espaço na preferência dos consumidores mais antenados no ambiente online. Porém, diante desta nova tendência de compras, é preciso ficarmos muito atentos ao comportamento e pelo quê os clientes buscam em suas compras “no clique das suas mãos”.
Alguns dos pontos que o público de hoje em dia busca quando visita uma loja (tanto física quanto virtual) vão desde a atenção dada a ele quanto também a facilidades: prazo de entrega, formas de pagamento, frete, qualidade do produto, reputação do estabelecimento.
E temos também outros fatores que influenciam no comportamento do consumidor! Muita propaganda em seu WhatsApp, na sua caixa de e-mail ou por telefone, ao invés de refletir em aumento das vendas, pode incomodar o cliente e ele desistir de uma compra futura. Muitas pessoas prezam por produtos que tenham embalagens e sacolas ecológicas, ou que sejam cruelty free (livres de crueldade animal), por exemplo.
Agora, é com você o exercício: quais pontos sua loja já trabalha diante deste comportamento atual do consumidor?