Muitos internautas ou empresas que têm perfil nas redes sociais ficam na expectativa, quando postam fotos, imagens ou vídeos, que seus seguidores interajam (curtam, comentem, compartilhem) e, por diversas vezes, se frustram por uma sequência de zero ou quase nenhum engajamento. Porém, é possível melhorar os resultados com algumas dicas!
O intuito de várias páginas no Facebook ou contas comerciais no Instagram é de converter seus posts em vendas. Para isto, o interesse manifesto pelos seus fãs ou seguidores em comentários ou mensagens diante de uma publicação sinaliza que aquilo que foi compartilhado teve o retorno esperado em sua finalidade.
Para isto, existem diversas ferramentas que auxiliam no despertar o desejo de compra dos clientes. Uma delas é serem utilizados os gatilhos mentais, que são os direcionadores do cérebro para uma tomada de decisão. São diversos deles que, empregados de maneira correta, conduzem a resultados positivos: gatilho da escassez (se um produto ou serviço possuem quantidade limitada a um preço especial, a sensação provocada no consumidor do “não posso perder” o leva a decisões mais rápidas para compra), da reciprocidade (“gentileza gera gentileza”, é o oferecer algo para quem gera valor ao seu negócio), da antecipação (planejar o lançamento de um produto, publicando dicas ou informações um tempo antes de passar a oferecê-lo), dentre outros.
Impulsionar publicações (pagar por anúncios na internet) permite um alcance maior de pessoas e, consequentemente, amplia as chances de uma venda. No entanto, é possível fazer uso dos gatilhos mentais para maximizar a conversão destes posts patrocinados em fechamento de negócio. Afinal, se o objetivo é vender, com as técnicas mais eficientes se chega mais perto do resultado esperado!