O feriado de primeiro de maio (Dia do Trabalhador) deverá ter, conforme informam os principais institutos de meteorologia do país, queda de temperatura em função de uma massa de ar frio que avança a partir do Rio Grande do Sul e cujos efeitos já podiam ser sentidos na madrugada desta quarta, 30 de abril, quando a mínima chegou aos 14 graus.
Segundo o Cepagri a divisão de estudos climatológicos da UNICAMP, a máxima na cidade deve permanecer na casa dos 27 graus nesta quarta e durante o feriado, com o sol aparecendo entre nuvens e possibilidade quase zero de chuvas.
Na capital e em outras regiões, a expectativa é de que as temperaturas despenquem ainda mais, chegando na casa dos 13 graus de mínima, também com pouca possibilidade de chuvas. Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) o mês de maio no Estado de São Paulo será caraterizado pela manutenção da média climatológica.
Isso significa dizer que estarão se intercalando períodos de maior e menor temperatura, característica primordial do Outono. Ainda segundo o Instituto, as chuvas deverão ficar abaixo da média na maior parte da região sudeste.
FERIADO
Será um feriado com comércio de portas fechadas. Trata-se de uma das três datas negociadas entre o Sincomércio (patrões) e Sincomerciários (empregados) onde as lojas permanecem fechadas, inclusive os Supermercados. As duas outras são Natal e Ano Novo.
Para quem fica, a grande sugestão é uma visita aos bares e restaurantes da cidade
Como muitas pessoas devem aproveitar o feriado que cai em uma quinta-feira para emendar a sexta, o movimento nas estradas deverá ser acima da média normal. Nelson Theodoro Junior, presidente da ACIMM lembra que bares restaurantes não estão sujeitos à proibição do comércio varejista e recomenda que as pessoas prestigiem essa modalidade de comércio durante o feriado. “Desejamos que a população visite nossos estabelecimentos, usufruindo de seus sabores incríveis e do melhor atendimento. Essa é a grande pedida”, recomendou.
Estradas
As duas empresas concessionárias que operam na região, a Intervias e a Renovias fazem projeção de um movimento até 25% maior e reforçam os pedidos de atenção redobrada dos motoristas, especialmente, para a ocorrência de nevoeiros, fenômeno comum neste período do ano em diversas regiões do estado de São Paulo.
Segundo a Renovias, os horários de maior movimentação estão previstos para esta quarta-feira, entre 16h e 20h e quinta-feira, das 8h às 13h, no sentido Norte (interior). No retorno, o sentido Sul (capital) deve registrar o maior fluxo de veículos no domingo, no horário de 16h00 e 20h00.
Atrações
Para quem fica, a prefeitura programou uma série de atrações previstas para o Espaço Cidadão, a partir das13h30. Uma hora depois, de acordo com a agenda enviada pela assessoria de comunicação da prefeitura, terão início as apresentações musicais.
Estarão se apresentando pela ordem; o Grupo Pamacê (samba e pagode), Trilsons (jazz), dona Rocks (rock and roll). Após a apresentação musical, entra em cena o Palhaço Tubinho, “arroz de festa” em programa televisivos como Ratinho e Praça é Nossa.
Paralelamente, a Secretaria de Cultura promete realizar atividades como corte de cabelo gratuito, pintura facial, disponibilização de brinquedos infláveis e distribuição de pipoca e algodão doce para entreter a criançada. O pessoal do artesanato prometeu marcar presença com sua feira itinerante. “Trabalhamos para a realização de um evento plural, que exprima a diversidade embutida dentro da palavra ‘trabalhador’”, disse o secretário de Cultura Luís Dalbo.