A Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) foi palco no último sábado, 03 de maio, do 2º Torneio Aberto de Xadrez Rápido, uma iniciativa do departamento de esportes da representação regional da Associação Paulista de Medicina, a APM.
A competição atraiu cerca de 40 participantes, número maior por exemplo, do que o torneio realizado no ano passado e que teve como local o ginásio de esportes do Colégio Objetivo. Segundo o médico pediatra Luís Oscar de Sousa Oliveira, o Dr. Xaxá, diretor de esportes da APM, os competidores foram divididos em 06 categorias: sênior, veterano, infantil, feminino, médico e absoluto. “Conseguimos organizar melhor a competição neste ano, tanto que tivemos mais tempo de conversar e trocar ideias entre os turnos das partidas”, observou.
Também o presidente da regional da APM, o médico psiquiatra Dr. Elias Ajub, ficou muito satisfeito com a organização, destacando a participação de muitos jovens, com destaque para a presença do estudante Murilo Ribeiro Costa, que é deficiente visual e compete graças a um equipamento especialmente desenvolvido para pessoas como ele. O menino esteve acompanhado do pai, o corretor de imóveis Orivaldo Costa Filho. “O nível da disputa cresceu muito”, disse o dirigente.
Dr. Elias (a partir da esquerda), Nelson, Orivaldo Costa, Odinovaldo Bueno e o menino Murilo
Quem também desfilou pelo saguão principal da ACIMM foi o empresário Odinovaldo Bueno, de 73 anos, ícone da prática do xadrez em Mogi Mirim, sendo responsável, ao longo de uma carreira de quase 50 anos, pela formação de centenas de enxadristas na nossa cidade. “Fiquei muito impressionado com a qualidade do torneio. Pude rever muitas das pessoas que aprenderam comigo. Achei ainda fantástico o local escolhido para a realização do torneio. É nossa ACIMM fazendo história”, elogiou
Dr. Elias e Dr Xaxá, exibindo seu talento
O torneio foi disputado nos períodos da manhã e tarde. Nos momentos mais intensos da disputa, o hall principal da ACIMM ficou totalmente tomado pelos competidores. Durante os intervalos, ocorriam conversas relacionadas à disputa e das estratégias adotadas.
Portas abertas
Nelson Theodoro Junior, presidente da ACIMM disse que ele e os demais diretores ficaram muito felizes em poder prestigiar um torneio da importância do Aberto da APM, destacando que se trata de um esporte que se preza pelo aprimoramento de estratégias, concentração e que no seu modo de entender, deveria ser ensinado nas escolas. “Ficamos muito felizes pela competição em si, mas, principalmente em podermos recepcionar um público tão qualificado”, ponderou. Ele acrescentou ainda que muitas das pessoas que prestigiaram o encontro, adotaram uma atitude contemplativa em relação à sede da ACIMM, fato que segundo Theodoro Junior, corrobora com a determinação da atual diretoria em investir em um trabalho criterioso de manutenção e melhorias no prédio.
Alguns dos participantes tiveram atitude contemplativa em relação à sede da Acimm