O prefeito Paulo Silva manifestou seu entusiasmo em relação aos programas de aquisição de alimentos
As instalações diferenciadas, disponibilização de equipamentos de ponta e porque não dizer, a hospitalidade e a eficiência que caracterizam o trabalho da equipe da Associação Comercial (ACIMM) tem atraído cada vez mais eventos de diversificada natureza em sua sede.
O acontecimento mais recente ocorreu durante toda a quarta-feira, dia 13, quando a sede da ACIMM foi palco da realização da plenária estadual do Programa Nacional de Formação em Compras Públicas da Agricultura Familiar (PNAF). Juntamente com o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), o PNAF baliza as políticas públicas do Ministério da Agricultura no processo de aquisição e destinação de alimentos de primeira qualidade para aplicação nas escolas dos mais de 5 mil municípios brasileiros.
Só para se ter uma ideia da grandiosidade dos programas, Mogi Mirim desembolsou em 2025, R$ 1.352.000 de compras feitas diretamente por agricultores familiares aqui da cidade e até de cidades da região.
O prefeito Paulo Silva, uma das autoridades que participaram do evento, estima que o percentual de alimentos adquiridos por esse procedimento atinja 44,37% de tudo o que é consumido na merenda servida aos estudantes da rede municipal. Ele se declarou entusiasta dos referidos programas.
Participaram diversas autoridades federais e convidados especiais. Aqui de Mogi Mirim destaque para a presença do Secretário de Agricultura, Valdir Biazotto e de Carlos Pereira, gerente do Sindicato Rural. Pereira afirmou que o Sindicato cuida desde sempre de dar aos pequenos agricultores as informações corretas a respeito de como se qualificar para poder realizar as vendas para o governo.
Encontro atraiu diversas lideranças locais e regionais
O servidor federal Carlos Alberto Teixeira de Lucca, da organização do evento, informou que durante sua realização é feita uma atualização a respeito dos procedimentos necessários para a obtenção de autorização para firmar compras com o Ministério da Agricultura, beneficiando agricultores familiares e pequenos agricultores através desse processo.
Destaque também para a participação de Raimundo Palmeira, coordenador estadual do PNAF. Ele explicou que este tipo de evento possui abrangência estadual, atraindo, no caso do encontro realizado na ACIMM, produtores das regiões metropolitanas de Campinas e Piracicaba.
Além de coordenar os trabalhos, Palmeira participou da gravação de um podcast e elogiou a estrutura oferecida para o encontro. “Quero deixar meus cumprimentos e minha gratidão à diretoria da Associação Comercial de Mogi Mirim. Tivemos uma recepção incrível”, agradeceu.








