Foi aprovada pela Câmara Municipal em sua sessão ordinária da última quarta-feira com voto favorável de todos os parlamentares, a recriação de uma Frente Parlamentar com o objetivo de dar uma atenção maior aos problemas manifestados por moradores e comerciantes da região central da cidade. O Projeto de Decreto Legislativo nº 6/2025, é de autoria do vereador João Victor Gasparini.
João Victor Gasparini é o autor da proposta
Segundo a proposta apresentada, a Frente Parlamentar da Revitalização da Região Central e Diversificação Comercial de Mogi Mirim tem como objetivo a recuperação econômica do centro de Mogi Mirim e seu potencial na geração de empregos. Segundo o vereador João Victor Gasparini, autor da proposta aprovada, para alcançar os objetivos fixados a frente planeja trabalhar de forma coordenada e articulada com as Secretarias Municipais, associações que representem os segmentos comerciais, comerciantes, trabalhadores, moradores da região central, urbanistas, entidades diversas e a municipalidade mogimiriana de uma forma geral.
Na justificativa da proposta, Gasparini argumenta que Mogi Mirim, como outras cidades, tem observado transformações significativas em seu comércio nos últimos anos. “As mudanças nos padrões de consumo, a ascensão do comércio online e a pandemia da COVID-19 trouxeram desafios sem precedentes para os negócios locais, especialmente aqueles localizados no centro cidade. Diante desse cenário, a criação de uma Frente Parlamentar da Revitalização da Região Central e Diversificação Comercial em Mogi Mirim se apresenta como uma medida crucial e oportuna”, argumenta o autor, explicando que a medida consiste na reinstalação da frente criada em 2024.
Gasparini colocou ainda que a primeira tentativa esbarrou nas dificuldades impostas por um ano eleitoral. Acredita que agora será diferente. Explicou ainda que essa modalidade de colegiado termina sempre ao final de cada legislatura, daí a necessidade de sua recriação. A escolha da presidência, bem como, o preenchimento dos demais cargos serão definidos na primeira reunião ordinária do colegiado que deve ocorrer já a partir do mês que vem.
Reações
A volta da Frente Parlamentar foi bem recebida pelas principais lideranças do nosso comércio. José Antônio Scomparim, presidente da unidade local do Sincomércio, disse que a entidade tem muito a contribuir com a iniciativa. “Nas consultas realizadas para criar a Frente no ano passado já colaboramos com sugestões analisando a situação em um plano mais amplo, examinando também situações mais pontuais”, esclareceu.
Scomparim adotou um tom pragmático ao comentar de suas expectativas em relação aos resultados da iniciativa. “Claro que é uma iniciativa válida. O Poder Legislativo possui legitimidade para conduzir esse debate. Mas é preciso que saia do campo das ideias e que traga soluções concretas” defendeu.
Nelson Theodoro Junior, presidente da Associação Comercial e Industrial (ACIMM) também saudou a iniciativa, observando que ela vem de encontro aos anseios dos lojistas estabelecidos na região central. “No processo de consulta que realizamos recentemente com nossos lojistas (projeto Aproxima Acimm), se destacaram a preocupação com relação à segurança e a busca de soluções que permitam uma revitalização da área, estacando um processo de degradação que tem ocorrido a olhos vistos nos últimos anos”, declarou.