Exposição de artigos confeccionados pelos participantes do curso foi novidade no último encontro
Um grupo composto por cerca de 20 artesãs e artesãos de nossa cidade, voltou a se reunir na noite de segunda-feira, 24 de março, nas dependências da Associação Comercial e Industrial (ACIMM), para cumprir mais uma etapa (a quarta) do projeto de capacitação empresarial mantido por intermédio de uma parceria entre ACIMM e o escritório regional do SEBRAE-SP de São João da Boa Vista.
O programa de treinamento vem sendo ministrado pela consultora empresarial Luciani Matiello, resultado de um encontro inicial realizado ainda na primeira quinzena de janeiro, quando a diretoria da ACIMM iniciou um processo de consulta junto a diversos grupos de associados para detectar necessidades e encaminhar soluções.
A novidade no encontro da última segunda-feira foi a montagem de uma espécie de “bancada”, onde participantes puderam expor produtos com os quais lidam no dia a dia. Luciani explicou a iniciativa faz parte da estratégia em agregar valor aos produtos confeccionados pelos artesãos. “Em todos os encontros, temos estimulado os artesãos trazerem seus trabalhos para exposição. É uma forma de integrá-los, gerar parcerias e até vendas. Além deste lado estratégico, também temos a oportunidade de conhecer os talentos e criações de todos, acompanhando também a evolução do mix de produtos de cada participante”, segredou ela.
Ainda conforme sua avaliação, na etapa atual do projeto de capacitação o grupo já ingressa em um outro patamar. “Ontem (dia 23) falamos sobre experiência de compra e atendimento ao cliente. A ação faz parte de um projeto estruturado de atendimento para ajudá-los a melhorarem as vendas, expandirem o mercado de atuação e também aprimorarem as estratégias para participação nas feiras e eventos que são promovidos na cidade”, contextualizou Luciani.
O treinamento terá ainda mais algumas etapas e sua conclusão está prevista para o mês de maio, com a realização de um evento coletivo para marcar a “formatura” dos participantes. Entusiasmado com o andamento do curso, Nelson Theodoro Junior, presidente da ACIMM, prometeu continuar apoiando esse tipo de iniciativa, lembrando que depois do pessoal do artesanato, os micro-empreendedores do setor de ‘food truck” já ensaiam uma mobilização com a mesma pegada. “Estamos atuando na retaguarda, prospectando parcerias com instituições com a expertise do SEBRAE-SP para incentivar esse tipo de mobilização. A iniciativa, evidentemente, como no caso do pessoal do artesanato, tem que vir dos próprios interessados”, ponderou.