Alguns dos principais institutos de meteorologia do país alertam para ocorrência de condições ideais para a formação de grandes áreas de instabilidade em todo o estado de São Paulo a partir desta quinta -feira, favorecendo a ocorrência de chuvas volumosas, inclusive na faixa leste do Estado, onde fica Mogi Mirim.
O Instituto Clima tempo chama a atenção para a possibilidade da ocorrência de temporais.
“Ao longo desta semana, grandes áreas de instabilidade irão avançar sobre parte do Brasil e a Climatempo adverte sobre o alto potencial de temporais/chuva volumosa” disse o Instituto em informe publicado em sua página oficial.
Ainda segundo o Climatempo, as áreas de instabilidade começaram a se formar ontem, quarta-feira (23), com a atuação de uma área de baixa pressão no Paraguai, se espalham pelo centro-sul do Brasil entre a quinta (24) e a sexta-feira (25), “Reforçadas pelo deslocamento de um grande cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera e pela formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Sudeste”.
Ainda segundo a nota publicada pelo Climatempo, nesta quinta-feira (24), os temporais atingem o centro-sul e o leste de Mato Grosso do Sul, o estado do Paraná, parte de Santa Catarina (sobretudo as localidades mais próximas ao Paraná) e o estado de São Paulo.
“Especialmente nos estados do Paraná e de São Paulo, há condições para a formação de linhas de instabilidade que, conforme avançam, provocam ventania e granizo. As rajadas nesses estados podem variar de 60 a 80 km/h”, alertou o instituto.
Grandes volumes previstos inclusive para a faixa leste do estado de São Paulo
A previsão coloca ainda que na sexta-feira (25), a chuva diminui no Sul do Brasil e em Mato Grosso do Sul, mas será frequente no estado de São Paulo, ou seja, é grande a possibilidade de um final de semana chuvoso em muitas áreas.
Além disso, segundo o Climatempo, são esperados acumulados elevados, com destaque para as faixas leste e norte do estado, inclusive a capital paulista.