A partir deste dia 1º de Maio (5ª feira), a professora de Educação Física Daiane Aline Laurindo, coloca em prática um programa de treinamento voltado especialmente para o público feminino, com a pretensão de condicionar àquelas que aderirem à ideia, para praticar corridas com distância de até 5 km.
Intitulado ‘Move Mulher 05K’, o projeto consiste no envio de uma sequência de exercícios para fortalecimento muscular e para a prevenção de lesões, passo indispensável segundo a idealizadora, para enfrentamento das corridas propriamente dita.
Daia, como é mais conhecida, conta que antes mesmo do projeto ter início, já havia recebido manifestação de dezenas de mulheres interessadas em participar.
A partir do contato inicial, ela faz uma espécie de “entrevista básica” com a interessada e a partir disso categorizar o público em “iniciante”, “intermediário” e “avançado”, importante, segundo ela, para enviar a “receita” correta dos exercícios.
Outro detalhe fundamental, segundo ela, é a orientação alimentar, objetivando incutir hábitos sadios de alimentação nas mulheres participantes. Para essa tarefa ela terá colaboração da nutricionista Camila Jesuíno.
Experiência
A iniciativa de Daia Laurindo guarda relação com a constatação de que o universo das corridas é majoritariamente masculino. Percepção que ela segundo ela, vale também para também para o futebol, esporte que a seduziu desde muito cedo, .
A guinada em direção às corridas decorreu de uma experiência pessoal que exigiu dela resiliência e dedicação para reverter uma situação causada pela pandemia, quando, acometida de uma ansiedade que afetou muita gente naquele período, ganhou peso absurdamente. “De 64, pulei para 84 quilos”, revelou.
Ao tomar a decisão de voltar a ser a antiga Daia, a professora investiu em substituição de hábitos alimentares e também em acompanhamento de uma personal trainer e foi dessa forma, que segundo ela se apaixonou pelas corridas. Completado esse processo, tem participado de diversas provas, em algumas delas conseguindo resultados expressivos para sua realidade, fato que a motivou ainda mais a criar um projeto para mulheres.
ACIMM
Ela garante que já tem traçada uma estratégia para dar assistência a todas as participantes do projeto, sem se descuidar do acolhimento, algo que considera essencial. “Essencial não ter um viés de competição entre as participantes. O mais importante é o acolhimento”, pondera.
No sábado, 31, pretende colocar em prática os ensinamentos oferecidos às participantes, com a realização de uma corrida no entorno do Lavapés – uma espécie de “prova prática” segundo Daiane – logo de manhãzinha.
Daia recorreu ao presidente da ACIMM, Nelson Theodoro Junior para que a entidade, cuja sede é um dos cartões de visita do complexo do Lavapés, permita que seja montado no local um posto de atendimento para as participantes, “para hidratação, uso de sanitários e um café da manhã comunitário”.
Nelsinho Theodoro e Daiana: promessa de apoio à iniciativa
Theodoro Junior elogiou a iniciativa e prometeu conduzir o pedido da professora Daiane para a diretoria da ACIMM. “Estamos em um estágio avançado para finalizar essa conversação e creio que poderemos sim emprestar nosso apoio à essa inciativa que possui um enorme apelo comunitário”, destacou.
Maiores informações pelo WhatsApp: 19 98912-8690.