
Nelsinho Theodoro deu boas vindas aos participantes e reiterou o apoio da ACIMM aos artesãos
Foi concluída com êxito na noite da última terça-feira, 25, a primeira etapa do processo de capacitação de artesãos do município patrocinada pela Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (ACIMM), iniciativa que tem parceria do escritório regional do SEBRAE-SP (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) de São João da Boa Vista.
Foram 06 horas de treinamento realizadas na segunda (24) e terça, dia 25, na sede da Associação Comercial. Na abertura, Nelson Theodoro Junior, presidente da ACIMM, deu boas vindas aos cerca de 30 participantes e destacou a importância da iniciativa no fortalecimento da atividade no sentido de torná-la mais rentável e dinâmica. Anunciou em primeira mão que já abertas as inscrições para que o projeto tenha continuidade com três meses de cursos e mentorias focados no crescimento e na profissionalização dos artesãos.
Participaram ainda os consultores do SEBRAE, Benedito Albiero (gestor territorial de Mogi Mirim) e Luciani Matielo (Gestora dos Projetos de Economia Criativa do Sebrae), além do consultor empresarial Silvio Luminato Filho, da empresa Vanzolini, que conduziu a aplicação do conteúdo. “Um público focado, muito interessados no conteúdo apresentado e o qual, tenho certeza, terá plena condição de evoluir nesse aprendizado na sequência do treinamento”, afirmou o palestrante depois do encerramento.
Para Luciani Matielo, a conclusão da primeira etapa atingiu todos os objetivos propostos. “Finalizamos a primeira etapa de um planejamento estratégico voltado ao fortalecimento do artesanato em Mogi Mirim, e os primeiros passos já mostram o grande potencial desse setor na cidade”. Ainda segundo Luciana, o entusiasmo e a participação ativa de cada um reforçam o quanto esse movimento, “promovido pela ACIMM, é essencial para impulsionar a economia criativa local”. Reforçou ainda a importância do processo de continuidade dentro das futuras etapas, cujas datas serão confirmadas em breve.
Depoimentos
No grupo, onde a presença feminina era predominante, participaram duas pessoas do sexo masculino, Cléber Augusto Nogueira, e o artista plástico e paisagista Rafael Quaglio. Ambos afirmaram ter sido muito proveitosa suas respectivas participações.
Cléber, dono da grife Canoa Mineira Artesanato (enfeites e utensílios domésticos), disse que a iniciativa atende plenamente a necessidade de pessoas que estão iniciando no processo de empreender. “Acho que para essas pessoas será fundamental um aprofundamento nas etapas seguintes”, observou. Quaglio afirmou que o treinamento preencheu suas expectativas. “Foi muito proveitoso, pudemos ter uma noção atualizada de muitos processos importantes”, elogiou.
Maria Júlia Mazon, agente de turismo e nas horas vagas artesã que produz “costura criativa” (bolsas, necessarie, e enxovais) conta que ficou muito feliz por ter participado. “Ampliou o meu horizonte”, destacou. Bruna Macedo do Carmo, da Casa Tárr velas aromáticas e veganas, foi só elogios: “Foi uma ótima iniciativa da ACIMM propor uma abertura para o setor de artesanato. Estávamos precisando desse tipo de atenção”, colocou