A empresa 3BL, especializada em medicina ocupacional, segurança do trabalho e gestão ambiental, já tem tudo pronto para a realização de seu 2º Safety Business Workshop, agendado para ocorrer no dia 22 deste mês e que terá como palco o auditório principal da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (ACIMM).
A iniciativa, conforme destacou o engenheiro ambiental, Lázaro Maroni, sócio-proprietário da 3BL, guarda relação com o compromisso da empresa em manter atualizados os diversos clientes e colaboradores em geral em relação a temas atuais envolvendo sua esfera de atuação.
Neste ano, o tema principal irá girar a respeito da polêmica da Portaria nº 1419, baixada pelo Ministério do Emprego e do Trabalho em 27 de agosto do ano passado, introduzindo uma nova obrigação para os empregadores: “a inclusão expressa dos fatores de riscos psicossociais relacionados ao trabalho no gerenciamento de riscos ocupacionais (GRO)”.
Embora o governo federal tenha atuado de forma a acalmar os empregadores, concedendo mais um ano de prazo para a fiscalização do cumprimento das normas, Maroni entende que o assunto merece um tratamento mais objetivo dos empregadores.
“Na verdade, a norma não sofreu alteração e prorrogação do prazo oficialmente, apenas uma promessa de que não haverá fiscalização pelo prazo de 1 ano. No meu entendimento, as empresas precisam aproveitar esse período, pois o assunto é delicado e para se realizar uma gestão dos riscos psicossociais é necessário cuidado para que as empresas não incorram em omissões que podem se voltar contra elas”, comentou.
Lázaro, sócio-proprietário da 3 BL, será um dos palestrantes
O assunto vai merecer uma tripla abordagem durante o Workshop. O próprio sócio-proprietário da 3 BL (empresa que atua nesse mercado já há 07 anos) abordará o tema “Desmistificando os Riscos Psicossociais NR1 e NR 17”. Depois dele, o advogado José Aéssio Nogueira terá como tema “Uma vez identificados, como gerir os riscos psicossociais?”. E mais um tópico dentro do assunto ficará a cargo do professor universitário e especialista em segurança no trabalho, Leonardo Andrade, o qual, vai falar a respeito da relação dos órgãos de controle com a perícia médica na hora de definir como será a fiscalização da nova medida. O encontro terá ainda participação do Educador Físico e Ergonomista Eduardo Virgini, que palestrará sobre “Metodologia de identificação de Riscos Ergonômicos.
A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas até 20 de maio (terça-feira) através do link: https://forms.gle/qRrpH5vHSrg5wKCFA. Lázaro Maroni acredita na presença de um público superlativo, daí a recomendação para que as pessoas interessadas façam sua inscrição com antecedência. Os organizadores solicitam ainda que os participantes levem um kg de alimento não perecível, que serão objeto de uma campanha filantrópica. Os interessados receberão ao final, certificado de participação. O Workshop terá início às 14h00.
Confira a programação:
14h00 – Abertura
14h05 – Palestra Leonardo
14h30 – Palestra Lázaro
15h00 – Coffee Break
15h30 – Palestra Eduardo
16h00 – Palestra João
16h45 – Encerramento