• Início
  • >
  • Cidade
  • >
  • Em Ribeirão Pires, Associação Comercial gere Zona Azul há 15 anos

Em Ribeirão Pires, Associação Comercial gere Zona Azul há 15 anos

Gerenciamento envolve manutenção de equipe de atendimento nas ruas

Enquanto aqui em Mogi Mirim a classe dos comerciantes, principalmente, sofre com a morosidade em que se transformou o processo de escolha de uma empresa que explore o sistema de estacionamento rotativo do centro da cidade (a Zona Azul), autoridades da cidade de Ribeirão Pires, de 115 mil habitantes, localizada na região do ABC paulista, delegaram à Associação Comercial, Industrial e Agrícola (ACIARP) a tarefa de gerir o referido serviço, algo que, ocorre já há 15 anos e com ótimos resultados.

Quem pesquisou o assunto foi o empresário Adriano Patelli, diretor da ACIMM e proprietário do sistema de fidelização Mindika. “A gente ouve muita reclamação a respeito da demora para termos um sistema de zona azul na cidade e dos prejuízos que essa ausência acaba gerando. Sempre ouvimos que a concorrência acaba esbarrando em problemas técnicos, em obediência à intrincada legislação que regula esse tipo de assunto. Então fico me perguntando porquê as autoridades municipais não adotam uma solução igual à de Ribeirão Pires. É simples. Uma Lei Municipal aprovada pela Câmara resolveu o assunto”, ponderou.

Adriano observa ainda que esse tipo de solução embute ainda outros benefícios, como o fato do grosso da arrecadação ficar na cidade. “Acho que seria uma alternativa muito interessante. Como se costuma dizer por aí, é preciso de ‘vontade política’”, prosseguiu. Adriano disse ter levado o assunto para Massao Ito, um dos colaboradores mais próximos do prefeito Paulo Silva.

Ricardo José Cardoso, de 55 anos, presidente da ACIARP disse que o sistema funciona muito bem e já criou uma própria dinâmica, que costuma, segundo ele, levantar interesse de outras cidades. A Associação Comercial gere o sistema, cumprindo com todas obrigações legais e segundo ele, o sistema ainda permite que a entidade obtenha saldo positivo, empregado em ações que beneficiem os comerciantes, como por exemplo, bancar a decoração de Natal da cidade.

Conforme explicou, o processo de disponibilização das vagas tem acompanhado ao longo dos anos a inovação tecnológica, investindo em soluções digitais, mas, segundo ele, sem abandonar recursos analógicos. “Fizemos isso pensando naquelas pessoas que passam pela cidade e precisam estacionar seus veículos”, apontou. Ainda de acordo com o dirigente, pessoas que descumprem a norma, tem até 48 horas para se regularizar. Passado esse período, a infração é comunicada aos agentes que trânsito, cujo departamento a multa”, esclareceu.

Nelson Theodoro Junior, presidente da ACIMM, disse que espera que o assunto seja resolvido o mais breve possível. Ele avalia que nada justifica tanto tempo sem o serviço na cidade. A cidade está sem a zona azul desde outubro de 2023. “Essa tem sido uma reclamação recorrente dos nossos lojistas. Torcemos por uma solução efetiva e essa sugestão vinda do Adriano me parece muito interessante e poderia ser objeto de uma melhor análise” arrematou.

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se em nossa newsleter

E receba por e-mail conteúdos sobre empreendedorismo

Veja também

AssociadosDestaque

Atividade relacionada à Páscoa fez a festa da criançada na sede da ACIMM

Uma atividade especialmente elaborada para entreter o público infantil relacionado aos associados da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim …

ComércioDestaque

“Caça aos Ovos de Páscoa” leva mais de 2 mil pessoas à Praça Rui Barbosa

Superou todas as expectativas de público a atividade voltada para o público infantil denominada “Caça aos Ovos de Páscoa”, realizada …

CidadeDestaque

Igreja do Evangelho Quadrangular realiza atividade comunitária do Domingo de Páscoa

A Igreja do Evangelho Quadrangular de Mogi Mirim recepciona neste domingo, dia 20, ao Projeto Lucas, uma iniciativa da direção …

DestaqueDicas

Gerando valor para seu negócio: como implantar práticas de sustentabilidade

Adotar práticas de sustentabilidade deixou de ser uma tendência para se tornar uma estratégia essencial em qualquer modelo de negócio, …

CidadeDestaque

‘Êxodo’ do feriadão deve se refletir também nas principais estradas da região

O super-feriado (que começa amanhã, sexta-feira,18, e termina na segunda, dia 21) provocar intensa movimentação em todas as rodovias paulistas, incluindo …

CidadeDestaque

Previsão é de tempo instável para quem pretende aproveitar “super-feriado”

Segundo a empresa de estudos meteorológicos Climatempo, o feriadão que começa nesta sexta-feira (Sexta-Feira Santa) e que acaba somente no …

AssociadosDestaque

Atividade relacionada à Páscoa fez a festa da criançada na sede da ACIMM

Uma atividade especialmente elaborada para entreter o público infantil relacionado aos associados da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim …

AssociadosDestaque

“Super Sábado” da ACIMM promete agitar Praça Rui Barbosa neste fim de semana

Está tudo pronto para a realização do evento mais aguardado deste mês de abril, agendado para este sábado, dia 19, …

AssociadosDestaque

ACIMM terá programação infantil para associados na tarde de sábado

A direção da Associação Comercial e Industria de Mogi Mirim (ACIMM) promove na tarde deste sábado, 19, uma atração especialmente …