Encontro ocorreu na sede da Associação Comercial sanjoanense
Apoiada pela constatação de que o calendário de eventos festivos de maior importância para o comércio de uma forma geral corre de uma forma diferente do tempo habitual, a atual diretoria da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (ACIMM) já focaliza o período de vendas do final de ano.
Na manhã de terça-feira, 11, o presidente da entidade, Nelson Theodoro Junior, acompanhado do diretor (2° tesoureiro) Alexandre da Rocha Dantas, visitou a Associação Comercial e Empresarial de São João da Boa Vista, para conhecer detalhes da “Parada Natalina” realizada desde 2009 em uma parceria que envolve também a prefeitura local.
Os dirigentes foram recebidos pelo gerente executivo Mateus Ferrari Ananias, pelo coordenador da área de comunicação, Pedro Hernandez e pela conselheira, ex-presidente da entidade visitada e futura vice-presidente regional da FACESP (a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Ana Claudia Carvalho.
Conforme aquilo que foi explicado, o modelo de “parada” (algo metaforicamente comparável a um desfile de carnaval com motivos natalinos) teve inspiração a cidade gaúcha de Gramado, onde o Natal atrai milhares de turistas de todo o Brasil a cada ano.
“A iniciativa foi paulatinamente sendo amadurecida, com o envolvimento do setor privado e da prefeitura, até que conseguimos mobilizar uma parte expressiva da nossa comunidade em torno da ideia, que acabou vingando e se tornou uma atração regional. Um dos objetivos era exatamente esse, de se criar um produto regional”, discorreu Ana Claudia, introdutora da novidade.
Poder Público
A parte que mais despertou interesse dos dirigentes da ACIMM foi o entendimento harmonioso entre a entidade representativa do comércio sanjoanense com a prefeitura, que resulta na definição de atribuições pré-fixadas que cada um possui na execução do projeto, incluindo a questão financeira.
Theodoro Junior disse que a visita foi muito proveitosa e que a questão de como conduzir a questão promocional do período mais importante do ano para o comércio ocupa prioridade máxima na agenda da atual diretoria. “Importante avaliar diversas experiências bem sucedidas que já estão consagradas em outras cidades para que possamos criar um evento que atenda à expectativa dos nossos associados”, pontuou.