Por decisão de sua diretoria, o calendário oficial de eventos da Associação Comercial (ACIMM), ganhou neste ano a inclusão do dia 26 de julho como o Dia dos Avós. “Temos que incutir nas pessoas, principalmente em nosso comércio, a importância de se celebrar o dia dos Avós, conferindo à data a importância dada a outras celebrações como Dia das Mães, Dia dos Pais, e dia dos Namorados”, comentou Nelson Theodoro Junior, o presidente da ACIMM. “O carinho para com nossos avós fica sem dúvidas ainda mais legitimado quando as pessoas se lembram de entregar a eles uma pequena lembrança que seja”, prosseguiu.
A data é uma tradição dos católicos com o propósito de celebrar a passagem do Dia de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria Santíssima e avós de Jesus. Segundo padre Flávio Ferreira da Silva, Pároco da Igreja Matriz de São Joaquim e Sant’Ana (zona norte da cidade) a data foi escolhida para homenagear a importância e o papel dos avós na família e na sociedade, celebrando a sabedoria, experiência e carinho que eles transmitem.
Almoço, no domingo, assinala encerramento da festa no Flamboyant
Ainda de acordo com a liturgia católica, a escolha de Santa Ana e São Joaquim como símbolos do Dia dos Avós reflete a crença de que eles foram responsáveis pela educação de Maria, que por sua vez, educou Jesus, demonstrando o papel fundamental dos avós na transmissão de valores e fé.
“A lembrança dos pais de Maria e avós de Jesus resgatam a beleza da família de a importância da convivência familiar. Nos mostra como é bom e importante a convivência familiar. Trata-se de um amor que ultrapassa nossas próprias imperfeições”, colocou padre Flávio.
Festa
Neste final de semana acontece o encerramento dos festejos na comunidade de São Joaquim e Sant’Ana, que teve início no dia 17 deste mês. Neste sábado, dia em que se comemora a data litúrgica dos avós de Jesus, haverá bênção do bolo às 8h30, e Missa seguida de procissão a partir das 17h00. À noite ocorre a quermesse com realização da roleta.
No domingo, 27, acontece a partir das 11h30 o almoço comunitário, feito sob adesão, a R$ 8,00 para adquirir arroz, feijão e salada, mais um complemento para a carne: lagarto assado, frango assado e guarnições como batata e mandioca frita.
Padre Flávio exalta a importância da família