• Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Dia das Crianças: seus funcionários estão preparados?

Dia das Crianças: seus funcionários estão preparados?

O Dia das Crianças está aí, mas apenas possuir os produtos e bons preços resolve? Cada vez mais, estabelecimentos vêm estimulando o desenvolvimento intelectual dos colaboradores nas empresas. O investimento pode chegar até, dentre outros, a organização de treinamentos práticos ao apoio para a realização de cursos de graduação com bons resultados para ambas as partes.
A iniciativa tem contribuído para que os gestores encorajem as equipes a buscarem mais conhecimento: a chamada vantagem competitiva. É que, com funcionários mais qualificados, a empresa passa a contar com mão de obra mais preparada para inovar e diferenciar a qualidade dos serviços em relação à concorrência.
Algumas das informações que os funcionários da linha de frente de uma loja de brinquedos devem ter são: Quase 80% das pessoas escolhem a loja onde vão comprar a partir das promoções que ela apresenta. Estas podem, inclusive, convencer aqueles clientes mais indecisos. Vale lembrar que os consumidores podem ser interessar por produtos que já tenham um valor atrativo, sem a necessidade de uma promoção específica.
______

O estudo mostrou que facilidade no pagamento (34,5%) e atendimento (26,5%) também influenciam.  Isso quer dizer que, mesmo sem mexer nos preços dos seus produtos, você pode garantir a satisfação dos clientes.
Pesquisas apontam que o público podem se engajar com a sua marca por fatores além dos preços. Alguns aceitam pagar até 1/3 a mais por produtos de empresas que proporcionem boas experiências. Daí a necessidade de os colaboradores estudarem sobre aquilo que vendem.
O funcionário comprometido e engajado na boa venda estuda tudo sobre os produtos que a empresa onde trabalha oferece, afinal, em um mundo globalizado é cada vez mais comum encontrar pela frente consumidores bem informados. Por isso, o vendedor tem de ser capacitado para fazer a diferença. Os clientes valorizam marcas que prestam um bom serviço ao se relacionarem com eles, solucionando dúvidas e trazendo informações complementares sobre os produtos.
O atendimento ao público deve ser ímpar. Uma equipe bem preparada para vender no dia das crianças terá de possuir uma comunicação mais efetiva. Sua abordagem pode ser personalizada, de acordo com a etapa em que os contatos se encontram.
Se a meta é vender mais no Dia das Crianças, é necessário conhecer este universo. É preciso estar na mesma sintonia e estruturar ações que sejam efetivas para cada uma delas. Lembre-se que as vendas começam pelo marketing. Com isso, a equipe toda terá de falar a mesma língua.
______

Em um mundo cada vez mais digital, as redes sociais, como Facebook e Instagram, podem captar novos contatos por meio de anúncios direcionados para quem já segue sua marca ou públicos afins. Crie conteúdos que levem os usuários para um formulário de cadastro. Este é o primeiro passo para uma venda.
Em seguida, será preciso trabalhar ações como e-mail marketing, sms ou até mesmo novidades nas redes sociais. É possível atrair contatos a partir do seu site, criando formulários que podem ser fixos ou então exibidos em pop-ups nas páginas em que se navega.
Capacitar os funcionários é algo muito importante para quem quer crescer no setor. Automaticamente, a produtividade de sua empresa aumentará, pois, quanto mais conhecimento teórico e técnico tiver o profissional, mais facilidade ele encontrará para desenvolver suas atividades. Além disso, ele irá compartilhar o que sabe com toda a equipe.
Capacitar também é sinônimo de aprendizagem contínua e uma forma de reter os talentos e valorizar os profissionais. A iniciativa contribui para desenvolver um ambiente de trabalho mais favorável e aumentar a motivação dos colaboradores.
O sucesso de uma empresa depende da qualidade do trabalho de seus funcionários. Profissionais com conhecimento aumenta o nível de qualidade dos serviços e produtos oferecidos pelo negócio. Na venda de um simples brinquedo, não basta apenas saber quanto ele custa e de onde veio.
Na hora de preparar sua equipe para as vendas é preciso saber do que é feito, se é indicado para aquela faixa etária, a origem dele, o que ele proporciona de bom, além do próprio visual. Sinceridade e conhecimento podem gerar fidelidade e venda certa. Uma empresa com funcionários preparados fará a diferença e tem mais chances de oferecer produtos e serviços com mais qualidade ao público.
Por isso, toda a equipe deve ser capacitada ao mesmo tempo — por meio de workshops, palestras, cursos livres, dentre outros. Isso dá mais conjunto à equipe e o atendimento pode ser uniforme. Tal iniciativa estimula a troca de experiências e quem ganha é a empresa.
Geralmente, quando se dão conta de que estão fazendo um bom trabalho, os colaboradores  se esforçam ainda mais para continuarem a colocar em prática aquilo que aprenderam. Isso também está relacionado ao interesse de investir na própria carreira e se desenvolver individualmente — sendo um grande estímulo para uma atuação ainda mais eficaz. E mais: este tipo de ação estreita a ligação do funcionário com a empresa e reforça a retenção de talentos. Lembre-se: quando um colaborador tem o seu desenvolvimento intelectual valorizado, ele percebe que não é apenas um número, mas, sim, uma peça valiosa para a empresa.
Investir na educação de funcionários é uma oportunidade de desenvolvimento profissional para o trabalhador e, também, de crescimento para a organização — independentemente do seu setor ou tamanho da empresa.
Você tem desenvolvido algum projeto neste sentido? Se a resposta for negativa, um caminho positivo é buscar instituições que oferecem cursos de capacitação e afins às necessidades da sua empresa, e que podem incentivar o interesse dos seus colaboradores.

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se em nossa newsleter

e receba por e-mail conteúdos sobre empreendedorismo

Veja também

Dívida caduca?

Caduca após 5 anos. Mas, isso não significa que você não precisa mais pagar ela. Os órgãos de proteção ao crédito não podem exibir a

Veja mais