O governo federal, por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mudou a bandeira tarifária que vinha sendo aplicada durante o mês de julho, passando para “Bandeira Vermelha Patamar 2”, que vai acrescentar R$ 7,87 a cada 100 quilowatts/hora (kWh). Foi o segundo aumento consecutivo.
No final de junho, a agência reguladora mudou o patamar de Amarela para Vermelha Patamar 1, que elevou a conta em R$ 4,46 para cada 100 kWh consumidos. Essa decisão tem, como justificativa, via de regra, a escassez de chuvas que normalmente ocorre neste período do ano, refletindo na queda do armazenamento das represas das grandes hidroelétricas do país, obrigando o uso de termoelétricas que usam diesel para movimentar os geradores – aumentando o custo de produção.
Esse cenário pode ser revertido, ou ao menos amenizado, com a adoção de medidas práticas que resultem na queda do consumo. Eis algumas dicas:
– Diminuir o tempo do banho no chuveiro elétrico. Quando possível, colocar na temperatura “verão”.
– Evitar abrir a porta da geladeira desnecessariamente. Checar se a borracha não precisa ser trocada no caso da vedação não ocorrer de forma adequada
– Use em casa lâmpadas LEDs, mais eficientes e econômicas. Apague as luzes ao sair do ambiente.
Quando possível, faça uso da iluminação natural, abrindo janelas e cortinas.
– Ao lidar com o asseio das roupas de casa, junte a maior quantidade possível tanto para lavar, quanto para passar, para que o serviço seja feito de uma vez só, evitando desperdício de energia
– Retire as tomadas dos aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso, pois o modo stand-by também consome energia
– Ao utilizar computadores e notebooks, lembre-se sempre de ativar o modo de economia de energia
ACIMM incentiva uso de energia verde
Desde junho passado, a Associação Comercial (ACIMM), através de uma parceria com o grupo Mindika que oferece opção para pessoas e empresas que desejem migrar de fornecedor de energia, investindo na aquisição da chamada “energia verde por assinatura”, que além da pegada ambiental positiva, permite uma redução gradual na conta de energia em até 20%.
Pessoas interessadas em conhecer os detalhes, podem recorrer ao Departamento Comercial da ACIMM. Ligue: 19 – 3814 – 5760.