Cliente NÃO espera

As redes sociais são uma ferramenta importantíssima para alavancar vendas e tornar o seu negócio mais conhecido do público. No entanto, ela é apenas um instrumento, e que, portanto, precisa ser complementada por você e seus colaboradores.

De nada adianta possuir um marketing de excelente qualidade nas redes sociais, se ao ser acionado pelo cliente você não estiver a postos para o atender. Em um mundo cada vez mais rápido e imediatista, o cliente está a um clique do seu concorrente.

E isso deve ser levado em consideração!  Seja pelo WhatsApp, Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social, é preciso agilidade para responder o cliente em potencial.

 

Observe alguns critérios para resultados expressivos

Considere o tempo que você, consumidor, esperaria por uma resposta de uma empresa (este fator, no momento de treinar a sua equipe, pode fazer a diferença). Ofereça um atendimento ágil e eficaz. Defina um tempo máximo de resposta a uma dúvida, crítica ou comentário por meio dos canais digitais.

Estabeleça indicadores de performance e acompanhe o atendimento. Por exemplo: se o tempo máximo de resposta for de 1 hora, qual é o limite para conseguir resolver um problema do consumidor depois do primeiro contato?

A rotina com a equipe deve existir. Determine os horários ou o número de vezes por dia que os canais serão vistoriados.

As redes sociais oferecem ferramentas para facilitar os indicadores-chave de desempenho. Sugere-se que elas sejam utilizadas de modo inteligente para obter o sucesso esperado pela companhia.

É possível conhecer os horários de maior interação com o público, visualizar a região em que a sua grife está mais presente, quais são as principais demandas ou dúvidas dos consumidores, as reclamações mais comuns, entre outras situações.

Tais dados contribuirão para a geração de relatórios que facilitam a avaliação dos serviços prestados, a satisfação dos clientes e também para guiar as ações de marketing de sua empresa.

Acompanhe as informações

Acompanhe as informações geradas nas mídias sociais da sua empresa. Com o uso das ferramentas adequadas, é possível acompanhar os dados gerados em todos os canais (incluindo redes sociais, e-mails e aplicativos mobile).

A integração com esta nova realidade digital dará maior segurança e uma infraestrutura excelente para você se relacionar com os clientes. Isso aprimora a produtividade da equipe e oferece um atendimento específico pelas redes sociais.

Criar uma página de sua empresa nas mídias sociais utilizadas pelo seu público é algo primordial. Perfis corporativos oferecem mais recursos e profissionalizam o negócio. Você também pode utilizar ferramentas para suas ações de marketing, visando seus consumidores e aproximá-los de outras soluções já em prática no mercado para dinamizar as campanhas.

Esteja preparado para responder ao público em qualquer situação

Atualmente, os clientes expressam de forma natural se gostaram ou não de um produto ou serviço por meio das redes sociais. Esteja preparado para responder a todos os tipos de comentários relacionados ao seu negócio.

Recomenda-se que a empresa institua um manual com estratégias para todos os casos de gerenciamento destas circunstâncias. A equipe deverá agir rapidamente quando alguma situação anormal ocorrer. E lembre-se: que ficar responsável por atender o cliente deverá agir sempre educadamente.

É importante que o consumidor perceba que a empresa é honesta e quer resolver o problema. A equipe deve direcionar o contato para o meio privado. Isso evitará polêmicas envolvendo o nome do estabelecimento. Vale lembrar que a resposta e a solução devem ser ágeis para que a mesma ferramenta que atraiu o cliente não sirva como um inimigo do próprio negócio.

A empresa também receberá elogios, e isso pode ser revertido de forma inteligente em prol dos negócios. Lembre-se que um cliente satisfeito é seu melhor cartão de visitas.

Uma linguagem que demonstre respeito ao consumidor e expresse a personalidade da sua marca é muito importante.

Considere a jornada dos usuários

As redes sociais são muito importantes para criar um relacionamento com os clientes, ao ponto de ele se sentir satisfeito ao ver uma propaganda sua. Isso, no entanto, requer disposição para responder a qualquer dúvida que ele tenha antes, durante e após a venda. Dessa maneira, é possível planejar, gerenciar e aperfeiçoar a maneira de se comunicar com os usuários.

É uma oportunidade de influenciar o comportamento do consumidor e criar diversos benefícios para ambos, o que evita a interrupção de compra. As informações podem oferecer as melhores ofertas para cada realidade de cliente. O omnichannel permite a individualização do atendimento e o direcionamento de estratégias de marketing, conforme o perfil do cliente. Tal medida cria experiência única e que fixa na mente do consumidor.

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se em nossa newsleter

e receba por e-mail conteúdos sobre empreendedorismo

Veja também

Dívida caduca?

Caduca após 5 anos. Mas, isso não significa que você não precisa mais pagar ela. Os órgãos de proteção ao crédito não podem exibir a

Veja mais