Crianças se refrescando no parque aquático do Clube Mogiano: cuidados especiais
A cidade se despede do carnaval nesta terça, 04, com a sensação de que os termômetros atingiram a estratosfera. Sensação corroborada pela empresa do setor de estudos meteorológicos Climatempo, que registrou na segunda-feira, 03, 33 graus positivos de temperatura máxima aqui em Mogi Mirim, com sensação térmica na casa dos 36.
A exemplo de todo o Sudeste, Mogi Mirim enfrenta os efeitos da 5ª onda de calor que afeta o país nesse começo de ano, onde as temperaturas médias escalam até 7 graus acima da média do período. Ainda segundo informa a Climatempo, o atual quadro deve persistir pelo menos até terça-feira, dia 11, quando existe a previsão de novas chuvas com a chegada de uma frente fria com capacidade de romper a “bolha” que provoca todo esse calorão nas regiões, sul, sudeste e centroeste.
A Climatempo fala na possibilidade de chuva rápida no final da tarde e começo de noite nesta terça, sem que haja impacto em relação à temperatura. Os picos de temperatura devem ocorrer entre sábado, 08 a segunda, dia 10.
Dicas de Saúde
Para enfrentar os efeitos do forte calor que tem sido registrado nestes primeiros dias do mês de março, as autoridades médicas recomendam hidratação intensa, tomar muita água, especialmente idosos, crianças e pessoas portadoras de cardiopoatias.
Isso porque o corpo humano se utiliza de “defesas” para manter a temperatura controlada, como por exemplo o suor e a vasodilatação, quando os vasos sanguíneos se dilatam para permitir que ocorra a troca de calor entre e a pele e o ambiente, resfriando o corpo, movimento que favorece aumento da frequência cardíaca e queda da pressão arterial.