Aproveite a chegada da primavera

Que a primavera é a estação mais bela e florida do ano isso ninguém tem dúvidas. No entanto, para quem vive do comércio, vender é algo essencial. Mas o que tem a ver a primavera e com os seus negócios? Passada a época dos cobertores e das roupas de frio, a primavera chega cheia de cores e com um clima bem mais fresco diante do tropicalismo brasileiro. É aí que sua empresa entra para convencer os clientes. Estratégias de vendas da coleção primavera/verão buscam a necessidade de renovação para o público.

Quando se fala em vendas de meia estação, tratamos de todo tipo de produto, desde o vestuário até a cor da tinta para pintar sua casa e mantê-la atual e antenada com o mundo externo. Neste rol de opções, entram móveis, eletrodomésticos, itens de supermercado, material de construção e uma infinidade de produtos.  Daí a necessidade de preparar uma estratégia que atende a variados tipos de nichos.  A chegada da primavera significa também mudanças nos hábitos alimentares, na rotina das pessoas e das necessidades diárias.

Oferecer novidades é essencial para que você atraia o cliente. Você deve ter um estoque de produtos suficiente para atender o mercado. Para inovar, procure vender produtos que ainda não comercializou nos anos anteriores para levar novas opções aos consumidores. Inovar oferece maior oportunidade de sucesso nas vendas. Esteja antenado, ofereça novidades e diferencie-se da concorrente. Há grifes que já têm novidades pré-determinadas, porém lojas de roupa populares, de departamento, e artigos para casa também podem criar novidades que causem impacto aos olhos do público.

É preciso se informar acerca das tendências, e ter uma visão sistêmica (comprador e consumidor) para perceber as reais necessidades do seu público diante da estação que vem chegando. A primavera e o verão antecedem o final do ano, época de muitas transformações, já que muitos já vislumbram o ano seguinte. Também é a oportunidade ideal para quem trabalha com decoração, construção ou moda casa, com artigos que tragam um novo visual aos ambientes. Neste momento, pesquise por formas, cores, texturas e inovar nos produtos que você já vende. Lembre-se: um cliente nunca será igual ao outro.

Não se esqueça que final de ano é época que muita gente sai de férias, e, neste período, muitos querem novidades. Destacar os produtos da estação pode atrair mais consumidores. As farmácias, por exemplo, podem intensificar as ofertas de protetores solares, hidratantes e repelentes. Saber quais as fragrâncias dos cremes e os benefícios que seus produtos oferecem são diferenciais no atendimento, que podem contribuir para o fechamento da venda.

“Quem não se comunica se trumbica”. Pode parecer clichê, mas comunicar-se é indispensável para garantir boas vendas. Avise seus clientes que sua loja está preparada para a primavera/verão. Na busca pelo cliente, diversifique sua comunicação: desde um simples telefonema até elaborar uma estratégia de e-mail marketing, folhetos promocionais, ações nas redes sociais ou mesmo mídias tradicionais (rádio, outdoor, televisão). Conhecer o gosto dos consumidores é uma ferramenta muito importante, pois você poderá provocá-lo diretamente e obter êxito.

O visual da sua loja também complementa suas ações para atrair o público. Uma loja alegre, com tonalidades claras e uma vitrine atrativa auxiliarão como ferramenta para captar a atenção do cliente. É possível também alterar a disposição dos produtos no seu estabelecimento, bem como destacar os lançamentos, as ofertas e as condições de pagamento.

Vale lembrar que ofertas não significam liquidação da estação passada. É fundamental que a campanha seja estimulante. Os preços e os descontos precisam ser bem chamativos.

Estoque parado é custo para a empresa. Hoje é preferível ter o dinheiro em mãos que produto estagnado na prateleira. Em se tratando de vestuário, o produto vendido no outono/inverno passado provavelmente não será a moda do ano seguinte. O mercado é dinâmico, e as tendências evoluem.

Por isso, faça uma promoção e limpe o estoque, mesmo com uma margem de lucro menor. Evitar estoques desnecessários continua valendo um bom negócio. A saída é se ater ao factual e guardar espaço em sua loja para o que está em moda na atualidade.

As vendas de primavera/verão precisam chamar a atenção. A temporada pede cores vibrantes e tecidos leves para o nosso clima quente. Não deixe de pesquisar as influências para este período. A moda recorre sempre a épocas. Portanto, o que foi moda ontem poderá ser tendência amanhã. Uma dica que muitas lojas de vestuário aderem é a de realizar desfile para apresentar a nova coleção. Ele pode ajudar a divulgar seu negócio e atrair novos clientes.