A representação regional da Associação Paulista de Medicina (APM), presidida pelo médico psiquiatra Dr. Elias Ajub, realiza no próximo dia 03 de maio, o 2º aberto de Xadrez Rápido que terá como palco neste ano a sede da Associação Comercial de Mogi Mirim (ACIMM).
A competição, que tem apoio do Hospital 22 de outubro e da ACIMM, deve atrair desde competidores iniciantes, àqueles mais experimentados, atraindo também duelistas de ambos os sexos e de diversificada faixa etária. As inscrições estão sendo recebidas através do endereço: https://forms.gle/hTgjgwb5sMgcBGQz8.
“Será um evento para desafiar os enxadristas a disputarem entre si e ver quem conquista a maior pontuação. O objetivo inicialmente era para os médicos se desafiarem, mas vimos que ficaria muito restrito, e resolvemos abrir para mais pessoas, e se tornou algo maior. Agora o desafio é contra enxadristas experientes, inexperientes, crianças, professores, e ganhou até um caráter inclusivo, já que no ano passado tivemos um competidor com deficiência visual”, destacou o médico pediatra Dr. Luis Oscar de Sousa Oliveira, 45, pediatra, o “Xaxá”, atual diretor de esportes da APM regional.
Xaxá definiu “Xadrez Rápido” como sendo um estilo que permite que os competidores tenham que lidar com estratégias de jogo mais bem elaboradas de forma a acelerar o ritmo das partidas, tornando-a mais dinâmica, “Com uma maior limitação de tempo para que todos os participantes possam jogar”.
Torneio terá participação de competidores de ambos os sexos e de diversificada faixa etária
Dr. Xaxá conta ainda que o evento do ano passado foi realizado nas dependências do Colégio Objetivo e atraiu cerca de 30 competidores de ambos os sexos. Ele acredita que o total de inscrições nesse ano poderá superar aquele registrado em 2024, devido ao fato da organização abrir a participação a pessoas de fora do universo médico.
Predileção
O pediatra Xaxá explica que ele e Dr. Elias Ajub possuem uma espécie de predileção pelo esporte e costumavam se desafiar no tabuleiro. “Sabendo que existem mais entusiastas enxadristas, pensamos em reunir mais gente e expandir o desafio. Entramos em contato com o professor Wendel, que se mostrou um expert tanto na arte do xadrez quanto na organização de eventos, e o resultado foi extremamente agradável para todos os participantes ano passado. Esperamos repetir o feito este ano, e nos próximos”, entusiasmou-se, ao explicar como surgiu a ideia de um torneio.