A palestrante Fátima Trindade se apresentou na noite de quinta-feira, dia 16 de julho (Dia do Comerciante) na sede da Associação Comercial e Industrial (ACIMM). Sua presença atraiu um público estimado em torno de 100 pessoas e não apenas confirmou, como superou todas as expectativas em torno de sua participação.
Durante pouco mais de duas horas, Fátima exibiu todo seu arsenal de comunicação e interatividade com o público. Dona de uma retórica muito peculiar, onde alia conhecimento prático e teórico com “ensinamentos de vida”, a palestrante encantou as pessoas que não desgrudaram um momento sequer de sua performance.
A troca de energia com o público teve lugar logo no início da apresentação, investindo em uma calorosa interação entre todos os participantes – estratégia que marcaria sua fala até o final, quando se despediu deixando-se fotografar ao lado do público.
Fátima iniciou sua fala realizando uma apresentação de sua trajetória profissional, “linkando” episódios para reforçar a mensagem que direcionava para a plateia. A palestrante bateu muito na tecla da Inteligência Emocional, assunto que domina como poucos.
Comunicativa ao extremo, Fátima deixou ensinamentos de fácil assimilação, tipo condenar comportamento negativo e recomendar soluções práticas para problemas profissionais e relacionado à vida das pessoas. Para cada tema abordado, um receituário específico, não raramente arrancando risos da plateia com suas tiradas sempre bem humoradas.
Quando a apresentação se encaminhava para o seu final, colocou no teleprompter uma sequência de frases de efeitos. Em seguida, foi aplaudida em pé pelo público. Nelson Theodoro Junior, presidente da ACIMM, uma das pessoas que assistiram na íntegra a apresentação da convidada, fez a abertura e o fechamento do evento.
Falou das dificuldades de encontrar data disponível na agenda de Fátima e prometeu – com concordância explícita dela própria – trazê-la para uma nova apresentação.
“A palestra com a Dra. Fátima Trindade superou todas as expectativas. Com seu jeito suave, firme e inspirador, cativou a plateia por mais de duas horas, compartilhando experiências, conquistas e muito conteúdo de valor. Falou com profundidade sobre inteligência emocional e mostrou, com exemplos práticos, como ela pode ser uma poderosa aliada nas vendas e no relacionamento com os clientes, especialmente no comércio. Foi uma verdadeira aula de sensibilidade e estratégia — que nos fez pensar, sorrir e sair com vontade de fazer mais e melhor”, postou em suas redes sociais.
Repercussões
As manifestações da plateia, como não poderia deixar de ser, foram elogiosas. “Gostei principalmente da forma com que ela se aprofundou na questão da inteligência emocional, dando-nos dicas valiosas para o relacionamento com os colaboradores”, afirmou a empresária Marcela de Souza, da Ultron Elevadores.
Na plateia, o motivador e especialista em treinamento de equipes Dênis Denner, disse que aprendeu muito com a dinâmica utilizada por Fátima. Mesma percepção de Narcisa Longuinho, que também ganha a vida com mentoria, palestras e treinamento empresarial. “Ela é super comunicativa. Faz uso de uma entonação de voz que se mantém uniforme durante toda a apresentação, além do gestual muito característico, só dela. Adorei!”, completou a moça.