A Secretaria de Planejamento e Urbanismo já tem elaborado um projeto que pretende transformar a rua XV de Novembro, na tentativa de resgatar sua vocação comercial e reverter o processo de esvaziamento a que foi submetida nos últimos anos, com o fechamento de diversos estabelecimentos.
Nelson Theodoro Junior, presidente da ACIMM, conheceu o projeto, apresentado durante um encontro realizado na manhã de terça-feira (06) no gabinete da vice-prefeita e prefeita em exercício, Maria Helena Scudeler de Barros. “Este projeto pode representar um ponto de virada no processo de degradação daquela que já foi um dos principais corredores comerciais da área central do município”, observou. Lembrou também que as obras quando iniciadas devem ter uma duração de 60 a 90 dias, sugerindo que os comerciantes da rua precisam estar preparados para administrar os efeitos da obra nas proximidades de seus estabelecimentos.
Iniciativa pretende revitalizar a famosa rua e tem apoio da Associação Comercial
Sugeriu também que este pode ser um bom momento para locatários e proprietários de imóveis reavaliarem os seus valores praticados em relação ao aluguel destes imóveis, já pensando em facilitar a vinda de novas empresas para a XV de Novembro, o que transformaria, segundo seu entendimento, irá contribuir para uma maior movimentação no entorno da região central, contribuindo para que a própria rua seja indutora deste processo de revitalização.
Theodoro Junior fez menção a um pensamento manifestado pelo atual presidente do Sincomércio de Mogi Mirim, José Antônio Scomparin, o qual recomenda que as partes envolvidas em uma negociação cedam um pouco cada uma para que o resultado seja alcançado. “Tem uma frase célebre do José Antônio Scomparin que gosto de lembrar – Para que todos ganhem todos precisam ceder um pouco”, reforçou.
O dirigente ficou satisfeito com o que lhe foi apresentado. “Um projeto moderno, arrojado e que pode representar um ponto de virada no processo de degradação daquela que já foi um dos principais corredores comerciais da área central do município”, elogiou.
Nelson defende que antes do início das intervenções, o projeto seja divulgado para todos os comerciantes estabelecidos no local, como uma forma de se criar um clima positivo em torno do assunto. Ele prometeu colocar a estrutura de comunicação da Acimm para ajudar nessa tarefa.
“A via terá um nível só, ou seja, será toda de piso inter-travado no mesmo nível, com a separação entre veículo e pedestre através de obstáculos em concreto, a proposta atende a norma ABNT 9050, acessibilidade em toda sua extensão” informou a Secretaria de Planejamento.
Em relação a uma das principais reclamações trazidas por lojistas dentro do processo de consulta executado pela Acimm (projeto Aproxima Acimm) – a falta para estacionamento de veículos – a novidade é que serão criadas 17 vagas, duas das quais para veículos de maior porte, como as pick-ups. Serão ainda criadas seis vagas para motocicletas e até a instalação de um bicicletário no local.
Outra novidade diz respeito à diminuição do limite de velocidade da via, medida a qual, segundo Henrique Cardoso, Secretário de Planejamento e Urbanismo, visa oferecer mais segurança às pessoas que visitarem aos estabelecimentos comerciais que funcionam na referida via.
A prefeita em exercício, Maria Helena, corroborou com a percepção de Nelson Theodoro Junior de que a espera para a liberação dos recursos cria uma espécie de ansiedade nas partes envolvidas, expressando sua opinião de que as intervenções serão benéficas para comerciantes, locadores e o público em geral.