O vereador Luiz Fernando Saviano, protocolou no início deste mês na Câmara Municipal, o requerimento nº 151/2025, onde pede ao prefeito Paulo Silva, ao comando local da Polícia Militar (via Secretaria Estadual de Segurança Pública) e ao Conseg (Conselho Municipal de Segurança), providências para a adoção de medidas práticas para a proteção de moradores e estabelecimentos comerciais da região central da cidade, assolada nos últimos meses por diversas ocorrências policiais.
O parlamentar reiterou sua preocupação em relação aos problemas registrados recentemente
“Os cidadãos da região (central) estão profundamente entristecidos e revoltados com o aumento significativo da criminalidade, o que tem gerado uma série de transtornos e insegurança no local”, afirma o vereador no documento aprovado por unanimidade por todos seus pares.
Saviano relatou ainda ações como furtos, roubo de fiação elétrica e arrombamentos, que segundo ele “ocorrem com frequência”. Menciona ainda que as pessoas afetadas têm manifestado seu descontentamento, sem contudo, segundo ele “nenhuma ação significativa foi tomada pelas autoridades competentes”.
Aproxima ACIMM
O vereador tomou ciência pela primeira vez de que esse tipo de problema estava ocorrendo depois de ter participado em 22 de janeiro desse ano (juntamente com o colega Sargento Coran), de um encontro do projeto Aproxima ACIMM -processo de consulta realizado no começo do ano pela entidade junto a seu quadro associativo para apontar problemas enfrentados pelos comerciantes.
“Uma das principais queixas que recebemos foi e relação a problemas relacionados à falta de segurança”, relembra o presidente da ACIMM, Nelson Theodoro Junior,que recebeu uma cópia do requerimento, endereçada à entidade por ele presidida. No entendimento do dirigente, existe uma cobrança para que essa situação seja revertida, algo que segundo ele acabou reverberando na Câmara Municipal. “O vereador Luiz Saviano vocalizou de forma precisa o sentimento dos lojistas, bem como, da população em geral”, comentou.