Programa de educação profissional avança nas escolas de São Paulo
Introduzido a partir de 2023 em diversas escolas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC), o programa de Educação Profissional é uma aposta do governador Tarcísio de Freitas para aumentar a oferta de mão de obra especializada para atendimento dos diversos setores de atividade econômica.
Neste ano de 2025, conforme enfatiza o professor Cleriomar Luís de Macedo, 50, com o avanço do programa em sala de aula, o desafio passa a ser a oferta de estágio para um público estimado em 10 mil alunos do ensino médio (a partir dos 16 anos, matriculados na 2ª série do ensino médio) em todo estado de São Paulo.
Cleriomar, egresso da iniciativa privada, se inscreveu para o programa de ensino técnico e foi aprovado em concurso para dar aulas no curso de Administração na Escola Estadual “Ernani Calbucci”, onde se tornou professor de apoio.
Para contornar a situação a SEDUC firmou parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), entidade privada sem fins lucrativos que conecta estudantes e empresas para programas de estágio. A enorme capilaridade do CIEE será aproveitada para dar andamento ao programa.
Mas não somente isso. A direção regional de ensino de Mogi Mirim tem feito esforços para que empresas de toda a região – desde que obedecidas as regras do edital que regulamenta o assunto – tenham conhecimento da existência do programa e se inscrevam para dar oportunidade de estágio aos estudantes nas mais diversas áreas.
Cleriomar informou que em nível da direção de ensino de Mogi Mirim (que reúne 11 municípios: Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Santo Antônio da Posse, Conchal, Holambra, Lindoia, Estiva Gerbi, Pedreira, Amparo, Monte Alegre do Sul e Serra Negra) existem 99 vagas a serem preenchidas.
Não por acaso, ele visitou no mês passado, juntamente com outros colegas integrados ao programa, a Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (ACIMM) para falar a respeito da nova realidade e pedir colaboração no processo de divulgação da iniciativa.
A comitiva foi recebida pelo presidente da ACIMM, Nelson Theodoro Junior, que colocou à disposição da coordenação do programa de estágio a estrutura da ACIMM para ajudar na divulgação do itinerário de formação técnica e profissional do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino (Programa Educação Profissional Paulista).
Condições adequadas
O programa de adesões deve ser completado até o mês de maio, voltado para empresas ou instituições que devem aderir ao Programa Estágio SP mediante a celebração de Termo de Adesão e que ofereçam instalações seguras e adequadas para o desenvolvimento das atividades de aprendizagem social, profissional e cultural dos estudantes.
A própria SEDUC bancará a remuneração dos estagiários até 6 (seis) parcelas no valor de 19 a 23 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (UFESPs) conforme a natureza do curso. Cada Unidade Fiscal vale atualmente cerca de R$ 37,00.
O número de vagas é ainda atrelado ao total de colaboradores que cada empresa emprega. De 06 até 10 (dez) empregados: até 1 (um) estagiário; 4.2.2. Com 11 (onze) a 50 (cinquenta) empregados: até 5 (cinco) estagiários; 4.2.3. Com 51 (cinquenta e um) a 100 (cem) empregados: até 10 (dez) estagiários; 4.2.4. Com mais de 100 (cem) empregados: até 10% (dez por cento) do total de empregados, limitado a 50 (cinquenta) estagiários.
Para fazer a inscrição as empresas devem acessar: www.beem.sp.gov.br (link direto: https://lp-beem.ciee.org.br/empresa).
Devem ainda:
✅ Preencher os dados e enviar a documentação necessária
✅ Aguardar a análise e homologação do cadastro
✅ Após a aprovação, publicar as vagas na plataforma
Critérios para participação:
🔹 Ter pelo menos 6 funcionários
🔹 CNPJ ativo há no mínimo 6 meses
🔹 Estar localizada no Estado de São Paulo
🔹 Cumprir obrigações da Seguridade Social e Justiça do Trabalho
🔹 Disponibilizar um ambiente seguro para aprendizado
🔹 Ter um supervisor qualificado para acompanhar os estagiários
🔹 Conceder auxílio-transporte suficiente para todo o percurso do estudante