Jovens empreendedores falaram sobre iniciativas inovadoras
Uma iniciativa do SEBRAE (Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa), o Startup Day, formulado para divulgar ações inovadoras na área do empreendedorismo, atraiu mais de 150 pessoas na manhã desse sábado, dia 22 de março.
A grande maioria das pessoas que participaram era constituída por jovens, corroborando com o foco da iniciativa. Quem coordenou os trabalhos foi o professor Benedito Albiero, gestor de inovação do SEBRAE-SP (do escritório regional de São João da Boa Vista).
O encontro atraiu autoridades diversas, como o prefeito Paulo de Oliveira e Silva, Massao Ito (Secretário de Governo); Luciano Rodrigo Pinto, gerente de processos, projetos e inovação da Sabó; Tanila Avoy, vice-presidente da Anvint (Associação Nacional das Vítimas da Internet); André de Moura Giraldi, diretor da FATEC de Mogi Mirim; Carlos Catini, diretor da ETEC de Mogi Mirim, Romildo Morelato Junior, diretor das Faculdades Maria Imaculada e Santa Lúcia; Paulo Faria (Otse), João Victor Teixeira (Behive) e Wendel Lucas Silva (Marolo), responsáveis por empresas inovadoras, e que participaram de um painel retratando a experiência de cada um.
Destaque ainda para as presenças dos diretores da ACIMM, Adriano Patelli e Josué Lolli. Foi Lolli quem deu boas vindas em nome da entidade a todos os participantes, representando ao presidente Nelson Theodoro Junior, que na mesma ocasião cumpria compromisso em um evento da Fecomércio.
Josué Lolli deu boas vindas
O dirigente falou do compromisso da ACIMM em fortalecer parcerias com diversos segmentos da comunidade- em especial o universo acadêmico e o chamado terceiro setor – para facilitar processos da na área de inovação. “Somos incentivadores e parceiros desse processo”, destacou.
Também o prefeito Paulo Oliveira e Silva se dirigiu aos participantes, dando boas vindas e fornecendo detalhes de uma iniciativa de sua atual gestão em elaborar um projeto de Lei que será submetido à Câmara Municipal para facilitar a atração de investimentos na área da Tecnologia da Informação (T.I)
Paulo Silva: medidas de incentivo
Benedito Albiero fez uma introdução sobre a iniciativa, conduzindo de forma concisa a programação anunciada. Ele ficou muito feliz com o resultado final, além daquilo que imaginava. “Foi transcendental”, afirmou.
A sequência da programação teve a apresentação do painel “Transformando necessidades em negócios inovadores”, com participação dos responsáveis pelas start-ups OTSE, BEHIVE E MAROLO, em um momento muito especial para seus empreendedores, Paulo Faria, João Victor Teixeira e Wendel Lucas da Silva, que puderam falar de suas respectivas experiências.
Depois foi a vez das voluntárias da Anvint discorrer sobre um tema mais do que atual, as diferentes e abjetas formas de assédio e outras ações ilegais que se propagam a partir do ambiente virtual, combatidas pela ONG. Na sequência, Paulo Farias, da Otse Finance abordou as formas de se buscar investimentos para Start Ups.
Luciano Pinto, da Sabó, falou por cerca de 20 minutos a respeito dos processos de automatização e inovação levado a cabo desde sempre prela empresa de autopeças Sabó, que somente em Mogi Mirim emprega cerca de 1.100 colaboradores. Fazendo-se valer de recursos audiovisuais, o representante da empresa forneceu um panorama dos motivos pelos quais a SABÓ compete em pé de igualdade com grandes empresas mundiais em um segmento onde a palavra inovação é algo fundamental para o sucesso das operações.
Luciano falou da experiência da Sabó
Antes do encerramento, uma espécie de coroação de tudo aquilo que foi falado, com – Conexão: “Impulsionando o ecossistema local de inovação”, Josué Lolli comentou ao final do encontro de sua satisfação pessoal em ter podido comparecer ao evento, na qualidade de anfitrião. “Eu, particularmente, sempre fui um entusiasta dos processos de inovação. Receber todas essas pessoas no dia de hoje, em especial ao público mais jovem, reforça minha crença no empreendedorismo como força transformadora da nossa sociedade”, completou.