Fátima investe talento e imaginação para diferenciar seu estabelecimento e atrair a clientela
O segmento de venda de flores na cidade costuma não decepcionar a clientela local, com excelentes opções de compras. Trata-se de um segmento que “pulsa” ao redor de datas comemorativas como é o caso do Dia das Mães, Dia dos Namorados e é claro, o Dia Internacional da Mulher.
Um desses estabelecimentos, a floricultura Laços & Flores, completa em 2025, exatos 28 anos de atividade e a proprietária, Fátima Aparecida Fernandes admite orgulhosa que conseguiu ao longo desses anos todos aplicar uma pitada de feminilidade em sua loja, algo que fica mais em evidência a cada início de março, por conta da passagem do dia 08 de março, o Dia Internacional da Mulher.
“Não tem como desvincular a atividade do comércio de flores da essência da feminilidade e dentro desse contexto procuramos pautar nossa conduta observando as necessidades da nossa clientela, constituída em sua maioria por pessoas do sexto feminino. É um aprendizado constante, que não se esgota de uma hora para outra”, diz Fátima.
Ela segredou que antes de decidir empreender (com apoio do marido Carlos Fernandes) era bancária, mas com uma queda por artesanato, algo que segundo Fátima, foi decisivo para que se imaginasse tocando uma floricultura.
Como todo início, se recorda das dificuldades para se fixar no ramo, mas sem jamais pensar em desistir. “Eu me capacitei, participei de diversos cursos de formação, algo que ainda hoje faço com frequência e sempre procuro evoluir atenta sempre ao perfil e ao gosto da minha clientela”, observou.
Social
Fátima tocou ainda em uma questão de ordem pessoal relacionada à sua alma feminina, ao revelar que não guarda o conhecimento teórico e prático aprendido no dia a dia atrás do balcão. Fátima revela que desenvolve um trabalho com forte pegada social, ensinando e apoiando mulheres de baixa renda a empreender. “Eu me sinto bem fazendo isso porque existem pessoas com vontade de vencer na vida, as quais, muitas vezes precisam apenas de um empurrão”, finalizou.