• Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Você já cometeu esses erros na entrevista? Saiba como evitar.

Você já cometeu esses erros na entrevista? Saiba como evitar.

Decorar respostas

Se preparar para uma entrevista não quer dizer levar as respostas decoradas e dizê-las assim que o recrutador começar a fazer perguntas. Mesmo sabendo que há perguntas frequentes em todas as entrevistas, seja o mais espontâneo possível. Até pode responder o mesmo de sempre, mas faça de forma natural, realçando algo que o diferencia dos outros candidatos.

Considere que fazer uma relação entre a empresa, a descrição do trabalho e seu histórico é essencial para responder a maior parte das perguntas. Faça isso com antecedência, treine as respostas antes de estar cara a cara com o entrevistador.

Não saber nada ou não ter perguntas sobre a empresa

Saber o nome da empresa é imprescindível, não buscar informações sobre ela antes da entrevista é um erro fatal. O que você vai responder se o recrutador perguntar por que você quer trabalhar lá? Entre no site da empresa, busque por notícias relacionadas a ela ao segmento em que ela atua, descubra quem é o fundador, o atual proprietário, a missão, os valores etc. Entenda como a empresa trabalha e tente conectar sua personalidade e habilidades com a cultura, produto ou serviço que a empresa oferece.

Quais as razões de sua saída dos empregos anteriores (falar mal dos empregos anteriores)

Cuidado com o que fala! Pode ser visto como falta de ética! Falar mal da empresa anterior significa que você pode falar mal da empresa atual, quando sair dela. Pense e reflita.

Falar mal do ex empregador ou de colegas de trabalho, é um comportamento que deve evitar, já que revela falta de profissionalismo. Se quer falar do passado sem pôr em causa o lugar, destaque os aspetos positivos dessas experiências.

Não saber o que falar sobre você

Quando o entrevistador diz “Fale-me sobre você“, o que ele está querendo saber é “Como você se encaixa na descrição do trabalho?”. Portanto, fale brevemente sobre sua vida, sem exagerar nos detalhes. E foque diretamente ao assunto e fale sobre sua carreira (logicamente tem que estar relacionado ao cargo solicitado na descrição da vaga), conte quantos anos de experiência você tem na profissão (confira os requisitos), e fale sobre competências e os conhecimentos que você têm e são exigidos ou bem-vindos para o cargo.

Não tomar cuidado com a postura (especialmente na entrevista por vídeo)

Na atual situação do país, as entrevistas por vídeo cresceram ainda mais. Portanto, você deve se preparar para isto também.

Durante a entrevista, você será analisado de todas as formas. Se a conversa ocorrer remotamente, por vídeo, você precisa tomar alguns cuidados para não ser mal interpretado pelo entrevistador. Confira algumas dicas:

* Sente-se adequadamente na cadeira e coloque o computador em uma mesa, à sua frente;

* O local precisa ser bem iluminado e sem ruído. Se houver muitos carros passando na rua, feche a janela e acenda a luz;

* Sua conexão com a internet precisa ser muito boa para evitar que a entrevista seja interrompida;

* Tente olhar no olho da imagem do entrevistador e, ao enfatizar uma qualidade sua, olhe diretamente para a câmera do computador, para expressar que você está falando a verdade;

* O ideal é que você tenha uma parede lisa atrás de você, sem muita informação. Nada de quadro de fotos ou armário de cozinha.

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se em nossa newsleter

e receba por e-mail conteúdos sobre empreendedorismo

Veja também

Dívida caduca?

Caduca após 5 anos. Mas, isso não significa que você não precisa mais pagar ela. Os órgãos de proteção ao crédito não podem exibir a

Veja mais