• Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Sugestões para cuidar do corpo e da mente

Sugestões para cuidar do corpo e da mente

Um dos grandes desafios que encontramos durante a nossa vida é conseguir conciliar a vida profissional com a pessoal, pois, quando sobrecarregamos um destes lados, o outro corre o risco de ficar prejudicado. Uma maneira fácil para ilustrarmos esta situação é imaginarmos que carregamos em nossas mãos, e precisamos mantê-los equilibrados; se for estremecido um dos lados, os pratos que ali estão podem cair, e acabarão tomando parte do seu tempo. Por isso, quanto mais equilíbrio você tiver, maiores as chances de manter todos os pratos empilhados e alinhados.

Muitas vezes, o lado profissional toma conta de nossas vidas, e “sacrificamos” o particular em prol do trabalho. Conseguir equilibrar tudo isso, por mais difícil que seja, é possível, e exige um bom planejamento e muita força de vontade!

Para começar, é necessário organização, fundamental para ter mais equilíbrio na vida pessoal e profissional. Produzir listas com seus afazeres lhe dará uma noção de quando tempo você dispõe para cumpri-los. Sendo assim, você conseguirá executar tudo que se propôs a fazer, além do sentimento de missão cumprida no fim do dia.

É importante entender suas escolhas. Se você assumir muitas funções no trabalha, sua vida pessoal poderá ficar comprometida.

Estabelecer prioridades é primordial! Só você conhece suas necessidades. Se precisar de mais dedicação no trabalho por um período, não deixe de ter! No entanto, caso você esteja cansado e precise de um tempo para si, não se cobre, e se dê este descanso, necessário para renovar as energias. Com a mente e corpo relaxados, você terá maior desempenho profissional e mais disposição para realizar as atividades do seu dia a dia.

Compartilhar responsabilidades também é indispensável, principalmente para as mulheres que precisam cuidar de diversas tarefas ao mesmo tempo: casa para arrumar, filhos, relacionamento, estudos e trabalho. Diante de tantos afazeres para uma apenas uma pessoa, é importante pedir ajuda quando necessário, e não se cobrar tanto caso falhe em algum aspecto.

Com tudo isso em prática, ainda surgirão muitos desafios. Por isso, encarar a vida com mais otimismo também ajudará a conciliar o lado profissional com o pessoal. Ser otimista ajudará a enfrentar os problemas de modo mais alegre. Ver o lado positivo das situações fará você levar a vida com mais leveza, buscando sempre saídas e soluções para seus problemas.

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se em nossa newsleter

e receba por e-mail conteúdos sobre empreendedorismo

Veja também

Dívida caduca?

Caduca após 5 anos. Mas, isso não significa que você não precisa mais pagar ela. Os órgãos de proteção ao crédito não podem exibir a

Veja mais