Segundo a terapeuta, engenheira química, professora de dança e mestre em Educação Física Sandra Kussunoki, muito provavelmente, 07 entre 10 brasileiros possuem algum problema na coluna. Trata-se de um tema no qual ela se especializou ao longo dos anos e que “caiu” no seu colo quase por acaso, quando iniciou sua imersão em uma de suas especialidades, a dança do ventre.
Especialista tem se dedicado ao estudo do assunto desde o começo da década passada
Proprietária de um estúdio localizado na rua Coronel João Leite e que leva seu nome, Sandra vem se especializando neste tipo de estudo, das causas das dores na coluna e nos processos recomendados para solucionar, senão definitivamente esse tipo de incômodo, com conhecimento de causa suficiente para amenizá-lo.
Ela conta que alguns fatores são determinantes para que as pessoas sintam desconforto na coluna e que na maioria das vezes, são relacionados à postura incorreta.
O tema atraiu sua atenção pela primeira vez quando observou, ao fazer sua incursão no aprendizado da dança do ventre, que os movimentos utilizados e repetidos à exaustão tonificavam a cintura e traziam benefícios para as praticantes, que mantinham-se em postura sempre ereta através das correções nas aulas.
Em 2011, em um período onde se movimentava para completar uma tese de Mestrado em Educação Física (curso que concluiu na UNESP – campus de Rio Claro) foi apresentada ao Programa de Educação Motora (PEP) e autoria da professora Erica Beatriz Lemes Pimentel Verderi mestre em Educação Motora e especialista em Reabilitação Motora da qual Sandra se tornou aluna, passando a frequentar seus cursos.
Essa decisão acabaria impulsionando mais uma atribuição da qual passou a se dedicar. Prolífica, Sandra devorou livros, participou de simpósios e treinamentos a respeito do assunto e pode ser considerada nos dias de hoje uma das grandes experts nesse assunto em toda nossa região.
Genericamente, Sandra Kussunoki explica que a base do entendimento para o tema no qual acabou se especializando consiste em atenuar, com a aplicação de exercícios corretos, além da “reeducação postural”, os efeitos colaterais causados por uma espécie de pinçamento na coluna vertebral ocasionado pela diminuição dos espaços invertebrais, fenômeno que possui origens diversas, e especialmente, o envelhecimento.
Ela conta ainda que recebe com muita frequência convites para palestrar a respeito do assunto, tendo, inclusive, já se apresentado na Faculdade Santa Lúcia e na própria Acimm, algo que, segundo ela, voltaria a fazer novamente caso seja convocada. “Seria uma honra”, pontuou.
Serviço:
Studio Sandra Kussunoki – Dança & Terapia
Cel. João Leite, 88 – Centro, Mogi Mirim – SP
Telefone: (19) 9 8844-0024