• Home
  • >
  • Notícias
  • >
  • Região conhece dados do “Mogi Mirim nos Trilhos do Desenvolvimento”

Região conhece dados do “Mogi Mirim nos Trilhos do Desenvolvimento”

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (ACIMM) apresentou oficialmente na manhã desta quarta-feira, 18, o teor do detalhamento técnico do relatório de diagnóstico do município de Mogi Mirim e da região. Na ocasião, a maioria dos vereadores locais, mais a administração municipal e representantes de outras cidades, puderam conhecer os pormenores e o que pode ser melhorado.

O levantamento científico, realizado em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), teve a coordenação do Professor Dr. José Gilberto de Souza, que falou sobre cada área e o que pode ser feito para alavancar o desenvolvimento. Em muitas dessas áreas, os números são negativos, mas é possível promover ações que revertam o atual quadro.

A pesquisa realizada pela Unesp utilizou a realidade de Campinas parta nortear uma comparação com outros municípios. Mogi Mirim tem sua realidade conferida com outras cidades como Mogi Guaçu, Itapira, Holambra, entre outras, para que fosse criado um comparativo. O prefeito Paulo de Oliveira e Silva (PDT) revelou que os números apresentados são muito importantes para se promover políticas públicas e mudar o panorama onde se pode atuar.

Já o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Itapira, Noé Massari, lembrou que os números apresentados abrem uma perspectiva propícia para que as administrações municipais fomentem alguns setores da economia e atuem mais firmes em outros. “O trabalho que a ACIMM realizou será de grande valia para todos, e quem ganha com tudo isso será a região”, apontou.

O presidente do Sincomércio, José Antonio Scomparin, revelou que a radiografia realizada pela entidade é de grande importância para rever alguns procedimentos e implementar outros dentro dos limites do município de Mogi Mirim. “Muitos dos números apresentados já eram de nosso conhecimento, mas, de posse de todo este material, a cidade terá um norte para fazer as pazes com o desenvolvimento”, salientou.

Entre os vereadores que estiveram presentes no evento, a iniciativa será de grande valia, e norteará as políticas que tanto a câmara quanto o Executivo poderão traçar de agora em diante. De comum acordo, os legisladores acreditam que será possível traçar uma pauta de trabalho voltada para a economia do município, com base em dados sólidos.

Ferreira abre as portas da ACIMM e quer parceiros

O presidente da ACIMM, José Luiz Ferreira, abriu o evento de apresentação do relatório, pregando a abertura das portas da entidade que dirige pelo bem de toda a região. Colocou-se à disposição de quem precisar, e falou em parcerias. O discurso de Alexsander Sartorio Basílio, presidente da ADMM (Agência de Desenvolvimento Local) Mogi Mirim e vice-presidente da ACIMM, também foi de otimismo.

A partir de agora, o trabalho em torno do relatório de desenvolvimento começará efetivamente, e a agência terá papel determinante nas ações que envolvam a vinda de novas empresas para o município e políticas que submetam tais empresas a um crivo mais criterioso e focado no melhor para a cidade. “Fechamos mais um ciclo de trabalho, mas ainda há muito para ser feito. A ACIMM entende que não basta apenas cobrar, pois, se não houver o espírito de parceria, o sistema não fecha. Daí a necessidade de a ACIMM e de os poderes constituídos estarem em perfeita sintonia”, comentou Ferreira.

Por sua vez, Alexsander destaca o investimento que será efetuado para que todos os planos sejam tirados do papel e colocados em prática, e melhorar a vida do município, de modo geral. “Quando falamos de investimento, não é apenas dinheiro. A partir de agora, serão investidos tempo e disposição em fazer o melhor. Tudo para que o atual panorama de alguns setores sejam revertidos e o poder aquisitivo dos mogimirianos melhore. Isso significa que, tendo dinheiro, a economia local se suprirá por si só”, defendeu.

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se em nossa newsleter

e receba por e-mail conteúdos sobre empreendedorismo

Veja também