Premiação coloca cinema brasileiro em um novo patamar
Após intermináveis anos de expectativa e angustiante espera, finalmente, o cinema brasileiro tem um Oscar (mais importante premiação do cinema mundial) para chamar de seu.
Na madrugada desta segunda-feira, 03, durante cerimônia realizada em Los Angeles (EUA), a Academia de Cinema de Hollywood (quem organiza a festa do Oscar) escolheu o filme Ainda Estou Aqui, do cineasta Walter Salles como vencedor na categoria “Melhor Filme Estrangeiro”.
O filme que tem como protagonistas Fernanda Torres e Selton Mello havia recebido indicações ainda nas categorias Melhor Filme e Melhor Atriz (Fernanda Torres).
A notícia do prêmio es espalhou como um rastilho de pólvora por todo o Brasil em plena celebração do carnaval e a comemoração teve sabor de conquista de um campeonato mundial de futebol em muitas cidades.
Aqui em Mogi Mirim não foi diferente. O assunto “bombou” nas redes sociais, com milhares de compartilhamentos e causou euforia entre os cinéfilos da cidade. Foi o caso do doutor em psicologia Cleber José Aló de Moraes, idealizador e coordenador em Mogi Mirim do projeto Encena, que todo o último sábado do mês reúne aficionados da sétima arte para exibição e comentário de um filme especialmente selecionado, exibido sempre no auditório do Hospital 22 de Outubro. O projeto data de 2010.
Ele considera que a conjunção de diversos fatores ajudou a pavimentar o caminho que levou o filme a ganhar o Oscar. Segundo seu entendimento, o roteiro trata de uma maneira sensível uma passagem marcante da vida nacional relacionada aos “tempos de chumbo” (a ditadura militar que vigorou no Brasil de 1964 1985).
“Toda a trama reflete bem a passagem de Eunice de uma mulher ocupada com seus afazeres domésticos e a educação dos filhos, para uma mulher na vanguarda de seu tempo. Há duas maneiras de se enfrentar a desgraça e as perdas da vida: se amargurando com elas, endurecendo a alma e deixando os dias cada vez mais sombrios. Ou passando pelas perdas, ressignificando a própria vida e dando a ela novos objetivos e sentidos”, explicou.