Intenção é melhorar a qualidade do produto comercializado nos pontos de venda
Por decisão do Ministério da Agricultura, a partir de 5 de março, quarta-feira de cinzas, todos ovos comercializados no Brasil deverão cumprir novas exigências de rotulagem. De acordo com aquilo que foi definido, Informações como prazo de validade e classificação do produto deverão ser ‘carimbadas’ diretamente em suas cascas.
A impressão do prazo de validade deverá ser feita com equipamentos que fazem a gravação com recursos de raio laser. A incapacidade dos produtores de menor porte em seguir essa determinação gerou um protesto por parte dos representantes destes empresários.
Diante disso, o Ministro Carlos Fávero, anunciou na semana passada que não haverá a necessidade de gravação a laser da data de validade ovo a ovo para as pequenas granjas, mas sim a exigência de que as embalagens sejam lacradas e contenham selo com a marca do estabelecimento e o prazo de validade impressos no adesivo. Para as demais granjas, a norma permanece inalterada e deverá entrar em vigor em vigor 5 de março.
A determinação vale para toda cadeia, da produção à distribuição, sendo que a novidade será introduzida nos ambientes de venda como armazéns, supermercados e até mesmo nas feiras livres.
Para o presidente da Associação Comercial e Industria de Mogi Mirim (ACIMM), Nelson Theodoro Junior, a medida atende necessidades relacionadas ao padrão de qualidade e segurança no consumo do produto. “Uma iniciativa bem vinda, a qual, evidentemente deve vir acompanhada de um prazo razoável para que as empresas possam se adequar. Mas o fundamental é oferecer maior garantia de qualidade para o consumidor final em um produto de extrema importância no cotidiano das pessoas de uma forma geral”, apontou.