• Início
  • >
  • Associados
  • >
  • Obrigação criada pelo governo para identificar “Riscos Psicossociais” ainda sem definição

Obrigação criada pelo governo para identificar “Riscos Psicossociais” ainda sem definição

Departamentos de Recursos Humanos e empresas que cuidam da gestão da Saúde do Trabalhador, aguardam um posicionamento oficial do Ministério do Trabalho em relação ao início da fiscalização do cumprimento da Portaria nº 1419, baixada pelo órgão em 27 de agosto do ano passado, introduzindo uma nova obrigação para os empregadores: “a inclusão expressa dos fatores de riscos psicossociais relacionados ao trabalho no gerenciamento de riscos ocupacionais (GRO)”.

O advogado da ACIMM – Antônio Rafael Assin, afirmou que segundo as últimas informações publicadas, os empregadores deverão tomar as providências para o cumprimento das novas regras a partir de 26 de maio de 2025, primeiramente em caráteres educativo e orientativo, ou seja, sem aplicação de multas, acredita-se que resultado de pressão de entidades representativas dos empresários.

Dr. Rafael: medida mal recebida pelos empregadores

Ele explica que ainda que a medida vise um ambiente de trabalho mais saudável, a mesma foi mal recebida pelos empregadores por representar mais um encargo para as empresas, já tão extenuadas. “Os empresários já cumprem uma extensa lista de exigências. Essa será mais uma se implementada”, diz Rafael.

Na prática, conforme explicou, trata-se de uma questão muito delicada, pois enfatiza situações que já são monitoradas pelas empresas, tais como: sobrecarga de trabalho, assédio e suas derivações, e, que no futuro próximo podem se tornar uma armadilha, pois a qualquer momento e por vezes sem razão, um colaborador poderá, sob influência de terceiros ou não, com base na nova determinação, questionar ou alegar que seu ambiente de trabalho não oferece condições saudáveis. “O final dessa história já é sabido, aumento de reclamações trabalhistas, aumento de atestados, afastamentos, o que não contribui para o desenvolvimento da sociedade e do país”, avaliou.

Em suma, trata-se de algo de subjetiva definição e que, segundo seu entendimento, obrigará as empresas de segurança do trabalho e medicina ocupacional a criar um atendimento específico para avaliar e determinar os riscos imaginados pela nova orientação governamental. “A questão primordial é que as novas regras aumentarão o custo da contratação da mão de obra”, colocou.

Theodoro Junior afirmou que nova medida  é inoportuna e penaliza setor produtivo

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se em nossa newsleter

E receba por e-mail conteúdos sobre empreendedorismo

Veja também

AssociadosDestaque

Durante visita à cidade, Valeria Bolsonaro deixou pedido para direção da ACIMM

– A atual Secretária de Políticas para Mulher solicitou divulgação dos detalhes de legislação que protege público feminino em bares, …

CursosDestaque

Palestra nesta quinta abordará formas de investimento com foco na Educação Financeira

A Associação Comercial e Industrial (ACIMM) tem programado para essa quinta-feira, dia 10, a partir das 19h30, mais um grande …

DestaqueDicas

Dia dos Pais: sugestões de presentes para surpreender

O Dia dos Pais é uma data especial que celebra o amor, o cuidado e o exemplo que tantas figuras …

CursosDestaque

Encontro na ACIMM reforça importância da reativação do Polo Gastronômico local

O auditório principal da Associação Comercial e Industrial (ACIMM) recebeu na terça-feira, dia 08, um encontro muito aguardado pelo setor …

CidadeDestaque

Hospital 22 de Outubro celebra 19 anos de atendimento

A comunidade ligada ao Hospital 22 de Outubro, celebra nesta segunda, 07, 19 anos de atendimento, firmando-se como uma das …

CidadeDestaque

“Festa Julina” da ACIMM levou alegria na Praça Rui Barbosa, no último sábado

 Para não deixar passar em branco o período de festas juninas e julinas, a direção da Associação Comercial e Industrial …

AssociadosDestaque

Durante visita à cidade, Valeria Bolsonaro deixou pedido para direção da ACIMM

– A atual Secretária de Políticas para Mulher solicitou divulgação dos detalhes de legislação que protege público feminino em bares, …

AssociadosDestaque

Larissa Machado aprofunda em palestra na ACEI o conceito de ‘cultura empresarial’

A palestrante, motivadora e capacitadora empresarial Larissa Machado, se apresentou na noite de quarta-feira, 25 de junho, no auditório principal …

AssociadosDestaque

“Feijuca da ACIMM” já mexe com a imaginação do quadro associativo

A aproximação do mês de julho acelera a contagem regressiva para a realização de um dos eventos sociais mais aguardados …