- Prefere comprar em uma loja organizada por produtos, cores, combinações, etc?
- Ou prefere comprar em uma loja desorganizada em que os produtos que se relacionem não estão próximos, etc?
Temos certeza que você escolheu a primeira opção, não é?
Vamos te explicar o porquê.
Isso faz parte do Merchandising.
Merchandising é uma ferramenta de marketing que atua nos pontos de venda na promoção de produtos, e tem por finalidade influenciar os consumidores na decisão da compra.
O objetivo é valorizar as mercadorias, de modo que se tornem mais atrativas aos olhos do público.
O Merchandising faz com que as vendas aumente e, consequentemente, os lucros também, a partir de estratégias que se baseiam em 5 diretrizes:
- Produto
- Lugar
- Momento
- Quantidade
- Preço
A intenção é criar impulsos de compra na mente dos consumidores!
Por exemplo:
Já entrou em uma loja de essências e sentiu aquele cheirinho marcante no ar, e ficou com vontade de adquirir o produto que exalava um aroma tão agradável pelo ambiente?
Esta técnica empregada é a experiência sensorial, pela aromatização. E há muitas outras mais: amostras grátis, demonstração no local, adesivo de piso, banner promocional… tudo para chamar a atenção do cliente para determinados produtos.