O que é ser MEI?

Ei, profissional autônomo ou que deseja abrir sua empresa: este post fiz especialmente pra você! Muita gente nutre o sonho de abrir um negócio próprio, mas precisa de orientação principalmente em questões burocráticas, e não sabe por onde começar. Ser um Micro Empreendedor Individual (sigla MEI) pode ser uma alternativa vantajosa para os primeiros passos na carreira empreendedora.

Um MEI é um profissional que fatura até R$81 mil ao ano, e que tem sua empresa formalmente constituída. Para ser um MEI, primeiramente é preciso verificar se sua atividade profissional se enquadra dentre as categorias dos CNAEs abrangidos pelo MEI (você pode consultar as ocupações permitidas aqui). Além disso, você não pode ser sócio, administrador ou titular de uma outra empresa.

A constituição do CNPJ do Micro Empreendedor Individual se dá mediante cadastro no Portal do Empreendedor, do Governo Federal (em caso de dificuldade, os postos do SEBRAE podem auxiliar – aqui na minha sede tem o Posto SEBRAE Aqui, para atender você 😉), com a inserção de dados (CPF, declarações, por exemplo). Em seguida, é preciso estar atento aos deveres de ser um MEI: pagamento em dia do Boleto de Pagamento Mensal (DAS), da emissão de notas fiscais para empresas a quem você vender seu produto ou prestar um serviço, bem como da Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI). Afinal de contas, ninguém quer cair na malha fina da Receita Federal, não é?

Atenção se você está pensando que é só burocracia e deveres um MEI: nãooooo! Um Micro Empreendedor Individual tem muitas vantagens e benefícios! Alvará de Funcionamento sem custo, acesso a crédito bancário, apoio técnico do SEBRAE, aposentadoria por idade, invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade. Sabia dessa?

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se em nossa newsleter

e receba por e-mail conteúdos sobre empreendedorismo

Veja também

Dívida caduca?

Caduca após 5 anos. Mas, isso não significa que você não precisa mais pagar ela. Os órgãos de proteção ao crédito não podem exibir a

Veja mais

O que você prefere?

Prefere comprar em uma loja organizada por produtos, cores, combinações, etc? Ou prefere comprar em uma loja desorganizada em que os produtos que se relacionem

Veja mais