• Home
  • >
  • Blog
  • >
  • O cuidado próprio é o maior compromisso que você deve ter!

O cuidado próprio é o maior compromisso que você deve ter!

Já houve o tempo em que um pai de família era considerado o responsável pelo trabalho, enquanto a mulher cuidava dos afazeres domésticos e dos filhos. Muitas vezes, a posição de “chefe de família” colocou os homens em um patamar de que, para eles, era preciso estar o tempo todo 100% bem, e os compromissos de trabalho se colocavam à frente, e muitas vezes até exclusivamente, ao próprio cuidado. E esta ideia parece imperar para diversos homens. Porém, o preço que se paga pelo não se prevenir pode ser muito alto.

A nossa sociedade, hoje, está mais voltada para o bem-estar, para o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, tanto para mulheres quanto também para homens. Houve um tempo que as pessoas seguiam o dia a dia no modo automático, sem tempo para qualquer situação que fugisse das tarefas que já estavam pré-determinadas. E, então, a conta começou a chegar a cada vez mais homens: estima-se que, de 2020 a 2022, mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata sejam diagnosticados anualmente no Brasil, o que corresponde a aproximadamente 62 casos novos a cada 100 mil homens.

As estatísticas de óbito por câncer de próstata, o tipo mais frequente em homens, é de 1 morte a cada 38 minutos no país. Um índice muito alto, que sinaliza um alerta para a prevenção, extremamente importante para a detecção da anomalia logo no início e aumento de chances de cura. O diagnóstico precoce permite as chances de cura para 90% dos casos, daí a importância de se colocar a saúde em primeiro lugar na lista de prioridades do dia a dia.

Novembro é o mês da conscientização do câncer de próstata. Em seu estágio inicial, ele não manifesta sintomas, o que ainda mais sinaliza a importância do diagnóstico precoce. A partir dos 40 anos, os homens já podem começar a se prevenir e agendar um urologista para fazer o exame. O cuidado consigo próprio é o maior ato de amor por si e por toda sua família. Prezar pela saúde em dia hoje é cuidar desde agora de um futuro saudável.

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se em nossa newsleter

e receba por e-mail conteúdos sobre empreendedorismo

Veja também

O que é ser MEI?

Ei, profissional autônomo ou que deseja abrir sua empresa: este post fiz especialmente pra você! Muita gente nutre o sonho de abrir um negócio próprio,

Veja mais