• Home
  • >
  • Blog
  • >
  • MACETES IMPORTANTES PARA A MELHORAR A LOGÍSTICA

MACETES IMPORTANTES PARA A MELHORAR A LOGÍSTICA

Como melhorar a logística da sua empresa e potencializar resultados

Quer seja na indústria, no comércio ou em serviços, a logística é uma das atividades inerentes ao bom funcionamento dos processos das empresas. Muito embora para cada segmento ela tenha sua representatividade, estudos apontam que 12,37% da receita de uma organização são compostos por custos logísticos.

Para Cristiano Chiste, consultor especialista em gestão para resultado, a logística está intimamente ligada à obtenção de ganho (diferença entre o preço de venda e o de custo). Por isso, toda melhoria é bem-vinda. Otimizar essa atividade, diminuindo o tempo do produto dentro da empresa (lead time) é dos principais geradores de vantagem competitiva.

É preciso supervisionar adequadamente o estoque de produtos, emitindo mensalmente o relatório da Curva ABC (A – dos produtos de maior importância, quantidade, que correspondem a 20% do total, até os de menor expressão, mas que equivalem a 80% do total – C), bem como avaliar periodicamente os níveis de estoque e giro de mercadorias de sua empresa.

Estabelecer e monitorar indicadores de desempenho, conforme aponta Chiste, é imprescindível. “Medir é fundamental. Na logística interna, o ideal é medir o lead time e, na externa, o tempo de entrega é um fator determinante, podendo ser um diferencial”, salienta o especialista.

Planejar é o grande macete que envolve as organizações. Melhorar a logística significa aumentar a competitividade de seu negócio, principalmente se seu estabelecimento se enquadrar como de pequeno porte, uma vez que ele apresenta caixa mais apertado.

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se em nossa newsleter

e receba por e-mail conteúdos sobre empreendedorismo

Veja também

Dívida caduca?

Caduca após 5 anos. Mas, isso não significa que você não precisa mais pagar ela. Os órgãos de proteção ao crédito não podem exibir a

Veja mais