Como melhorar a logística da sua empresa e potencializar resultados
Quer seja na indústria, no comércio ou em serviços, a logística é uma das atividades inerentes ao bom funcionamento dos processos das empresas. Muito embora para cada segmento ela tenha sua representatividade, estudos apontam que 12,37% da receita de uma organização são compostos por custos logísticos.
Para Cristiano Chiste, consultor especialista em gestão para resultado, a logística está intimamente ligada à obtenção de ganho (diferença entre o preço de venda e o de custo). Por isso, toda melhoria é bem-vinda. Otimizar essa atividade, diminuindo o tempo do produto dentro da empresa (lead time) é dos principais geradores de vantagem competitiva.
É preciso supervisionar adequadamente o estoque de produtos, emitindo mensalmente o relatório da Curva ABC (A – dos produtos de maior importância, quantidade, que correspondem a 20% do total, até os de menor expressão, mas que equivalem a 80% do total – C), bem como avaliar periodicamente os níveis de estoque e giro de mercadorias de sua empresa.
Estabelecer e monitorar indicadores de desempenho, conforme aponta Chiste, é imprescindível. “Medir é fundamental. Na logística interna, o ideal é medir o lead time e, na externa, o tempo de entrega é um fator determinante, podendo ser um diferencial”, salienta o especialista.
Planejar é o grande macete que envolve as organizações. Melhorar a logística significa aumentar a competitividade de seu negócio, principalmente se seu estabelecimento se enquadrar como de pequeno porte, uma vez que ele apresenta caixa mais apertado.