O Secretário de Turismo e Viagem do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, foi recebido na tarde da última quarta-feira, 13, na sede da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim, a ACIMM, convidado de honra do Seminário Creditur, iniciativa da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo em parceria com empresas de fomento e prefeituras de toda a região.
O encontro atraiu prefeitos e autoridades de diversas cidades. O prefeito anfitrião, Paulo de Oliveira e Silva, juntamente com o presidente da ACIMM, Nelson Theodoro Junior, fizeram as honras da casa ao ilustre convidado, que chegou ao local do Seminário acompanhado de diversos assessores diretos.
Antes da abertura do evento, Lucena teve um encontro mais reservado com diversas autoridades, com destaque para o prefeito Paulo Silva, a vice-prefeita Maria Helena Scudeler de Barros, Nelsinho Theodoro, o secretário municipal de Cultura e Turismo José Luiz Dalbo, Sebastião Zoli Junior, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Mogi Mirim, o prefeito de Conchal, Orlando Caleffi, o prefeito de Estiva Gerbi, Marcio Pavan e Antônio Henrique Corsi, Secretário de Turismo de Mogi Guaçu.
A conversa, em tom informal girou em torno de projetos turísticos em curso nas cidades da região, do apoio oficial a esses mesmos projetos. Nelsinho Theodoro, na qualidade de anfitrião, posicionou o Secretário e demais autoridades sobre a disposição da entidade que preside em reativar o Polo Gastronômico em Mogi Mirim, prometendo trabalhar para que a ideia avance nas cidades co-irmãs.
Auditório
O Seminário teve lugar pouco tempo depois no auditório principal, tomado quase todo ele pelos participantes, incluindo aí, empreendedores diversos que atuam paralelamente à atividade do turismo.
Durante a abertura dos trabalhos, se dirigiram ao público o Secretário de Cultura e Turismo, José Luiz Dalbo; Sebastião Zoli Junior, do COMTUR, Nelsinho Theodoro, Paulo Silva e Roberto de Lucena. O presidente da ACIMM defendeu o fortalecimento do turismo como meio de fortalecer os negócios, gerar renda e emprego. Ele observou que as pessoas estão ávidas por investir recursos em passeios, relacionando esse comportamento à ocorrência da pandemia no biênio 2020-2021. “As pessoas querem sair, se ver, e se abraçar”, discursou.
Nelson Theodoro agradeceu a presença das diversas autoridades e do público em geral
Paulo Silva defendeu ações conjuntas dos diversos municípios do consórcio intermunicipal Trilhos e Trilhos da Baixa Mogiana e exortou a iniciativa privada e até mesmo os colegas prefeitos para que tomem financiamento a juros e condições privilegiadas para investimentos no setor.
O Secretário Lucena encerrou os pronunciamentos desfiando uma série de números relacionados ao total de visitantes que o Estado de São Paulo recebeu no ano passado, quase 50 milhões de pessoas, dos quais uma parcela significativa constituída por estrangeiros. “O Turismo é a bola da vez, o novo petróleo, gerando atualmente 2,5 milhões de empregos em São Paulo, dos quais, 950 mil empregos diretos, beneficiado 92 setores de atividade”, colocou. O Creditur, segundo ele, já tem assegurados recursos na ordem de R$ 6 bilhões, até 2026.
Podcast
Logo após o início do Seminário, após os pronunciamentos, Roberto de Lucena gentilmente atendeu um pedido da direção da ACIMM para que gravasse um podcast. A conversa durou cerca de 15 minutos – tempo maior do que aquele negociado com a equipe do cerimonial do Secretário – e girou em torno das medidas que a pasta vem tomando para fortalecer o setor.
Secretário Lucena gravou um podcast durante sua passagem pela ACIMM