Assunto tem merecido atenção de diversas autoridades públicas, com apoio da ACIMM
A sede da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (ACIMM) foi palco de um encontro realizado no final da manhã da última sexta-feira,28 de fevereiro, envolvendo autoridades públicas e comunitárias para debater a questão dos moradores de rua, com foco na elaboração de uma campanha de esclarecimento que sensibilize às pessoas a não dar esmola para pedintes.
O assunto tem sido um dos principais tópicos no processo de consulta que vem sendo realizado desde o início do ano junto aos associados (projeto Aproxima ACIMM) para que apresentem sugestões que melhorem a atividade comercial, principalmente no entorno da região central da cidade.
Participaram da reunião o presidente da ACIMM, Nelson Theodoro Junior, a secretária de Assistência Social do município, Cristina Pulls; Ana Carolina Zavarize (coordenadora de proteção social especial); Caroline Loise Landgraf (coordenadora da Casa de Passagem; Cesar Francisco Pereira, diretor da Guarda Civil Municipal (GCM), padre Flávio Ferreira da Silva, (titular da paróquia de Sant’Ana e São Joaquim e vigário forâneo da cidade) e os vereadores Luís Fernando Saviano, Mara Choqueta e Daniela de Amoedo Campos.
Durante aproximadamente 50 minutos, os participantes discorreram sobre a questão dos moradores em situação de rua e as diversas questões que envolvem o assunto, desaguando na questão da necessidade de uma campanha de esclarecimento e conscientização para que as pessoas evitem dar esmolas, sobretudo para os moradores de rua.
A vereadora Daniela, inclusive, se debruça em um ante-projeto de Lei de sua autoria para dar maior visibilidade ao assunto. Padre Flávio sugeriu que o assunto tivesse um encaminhamento mais propositivo, sugerindo a adoção de uma campanha que não ferisse o direito de pessoas que se sentem felizes por ajudar uma pessoa necessitada.
Desta forma, foi sugerido pelos diversos participantes juntar ambas as necessidades em uma só campanha, cujo mote em princípio será “Não dê esmola -Faça o Bem!”
Campanha
Os participantes, em comum acordo, dirigiram uma solicitação ao presidente da ACIMM, Nelsinho Theodoro, para que examine a possibilidade de colocar o departamento de criação da entidade para colaborar na elaboração da comunicação visual da campanha. Theodoro Junior – ele próprio um profissional da área da publicidade – assumiu o compromisso. “Iremos dar o suporte necessário para que a campanha tenha uma identidade visual à altura de sua importâcia”, prometeu.