Natal é aquele momento que todos esperamos. Uns para irem às compras de fim de ano, e outros para aproveitarem o período e venderem mais. E é tudo de bom a gente receber dicas de estratégias de vendas para melhorar o resultado financeiro da empresa. Então… vamos a elas!
Para as dicas desta matéria do blog, elas terão como norte o “Defina suas metas”. Isto porque as metas são a alavanca para manter seu negócio sustentável ao longo do tempo. Além disso, é por meio delas que você poderá provisionar seu estoque e se programar nas compras das mercadorias do seu estabelecimento.
Para estipular as suas metas de vendas, você precisa, primeiramente, obter um levantamento de informações. É importante observar o histórico do Natal (ou de outras datas comemorativas) dos períodos anteriores, para você fazer a projeção das metas para este ano. Alguns dos dados que você precisará trazer são o giro do estoque, a quantidade de produtos comercializados e o número de vendas obtido, sua capacidade de entrega e de reposição de itens (não se esqueça que, por conta da pandemia deste ano, alguns fornecedores podem estar com falta de produtos em estoque ou então atraso nas entregas).
Estabeleça metas realistas com a participação da sua equipe. Envolver seus colaboradores na elaboração das metas faz com que eles se sintam parte das decisões e estejam mais motivados a alcançarem o que eles contribuíram para construir. Pensem em conjunto em quais novos meios de comunicação vocês podem divulgar, como conquistar novo público, e de que forma aproveitar o Natal para aumentar as vendas.
Com suas metas claras e seus objetivos traçados, você terá mais tranquilidade para conduzir de maneira planejada suas vendas. Prepare sua equipe para um atendimento de excelência, de modo que o cliente se sinta encantado e que desperte nele o desejo de comprar em sua loja. Esteja preparado para fazer seu Natal maravilhoso!