A liberação do uso das máscaras em qualquer ambiente aberto do Estado de São Paulo foi anunciada na última quarta-feira, 9, data em que o Decreto passou a valer. O uso da proteção facial continua obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público, tais como salas de aula, comércios e escritórios.
Como tem sido amplamente divulgada, a decisão se deve, fundamentalmente, ao avanço da vacinação, e respaldada na ciência, na saúde e no respeito pela vida.
Ao todo, foram dois anos e dois meses de pandemia, e, agora, o decreto assinado pelo Governador João Doria teve efeito imediato, pois já foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, do dia 9 de março. A partir daí, o uso de máscara é opcional em locais como vias públicas, parques, ambientes escolares abertos, shows e eventos ao ar livre.
Além da melhora nos indicadores da pandemia, o Estado de São Paulo tem a maior cobertura vacinal do país, com mais de 101 milhões de doses aplicadas. O Estado está próximo da meta de 90% da população elegível vacinada, conforme recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde).
São Paulo tem, hoje, uma taxa de ocupação de leitos de UTI de 37,6% no Estado. Nos últimos 30 dias, houve queda de 54% no número de casos, redução de 76% em internações e o número de óbitos foi 56% menor.