O prefeito Paulo Silva apresentou nesta segunda-feira, 28 de abril, 08 novas viaturas que passam a incorporar o dia a dia da Guarda Civil Municipal. São 06 veículos da marca Polo, um T-Cross, e uma Hi-Lux. Tanto o T – Cross, quanto a Hi-Lux, possuem compartimento especialmente adaptados para transporte de pessoas detidas. Esta última foi designada para o GOC (Grupo de Operação Com Cães).
Dois dos veículos estarão atendendo demandas específicas, como é o caso da Patrulha Maria da Penha e da Ronda Escolar. O comandante da GCM, Cesar Francisco Pereira disse que viaturas em condições de uso são fundamentais no trabalho de auxílio à Polícia Militar para o policiamento ostensivo da cidade. “As viaturas estão prontas para rodar 24 horas e até 48 se for preciso”, destacou.
Viaturas serão empregadas também para uma fiscalização mais qualificada no centro da cidade
Pereira assegurou que o planejamento para as rondas prevê a presença das viaturas e dos agentes em todos os pontos da cidade. Indagado sobre as queixas, principalmente de estabelecimentos comerciais instalados a região central em relação a ocorrência de diversos delitos, o comandante da GCM garantiu que a corporação está atenta. “Nosso desafio é cobrir toda a cidade, e estaremos dando à região central a atenção que ela necessita”, ponderou.
Desde o início do ano, a diretoria da Acimm tem recebido reclamações de lojistas estabelecidos a região central relacionadas à maior incidência de furtos, arrombamentos, assédio de moradores de rua e dependentes químicos. Nelson Theodoro Junior, presidente da ACIMM tem recorrido aos canais competentes para a solução desses problemas e reafirmado sua confiança nas forças de segurança da cidade, notadamente a GCM e também a Polícia Militar. “Temos mantido um diálogo constante e produtivo com os responsáveis pelo policiamento nestas áreas mais sensíveis”, revelou.
Economia
Paulo Silva e o secretário de Segurança do município, Luiz Carlos Pinto, defenderam a fórmula de arrendamento das viaturas por leasing, afirmando que traz mais economia para a municipalidade. O “pacote” todo vai custar R$ 597 mil. “Viaturas não podem quebrar o momento de uma ocorrência”, afirmou o prefeito, referindo-se às vantagens de renovar a frota a cada ano pelo modelo escolhido, utilizado também para as ambulâncias.