• Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Chegou aquela época especial de comprar presente para quem amamos. Está na dúvida se seu nome está limpo? Saiba como consultar.

Chegou aquela época especial de comprar presente para quem amamos. Está na dúvida se seu nome está limpo? Saiba como consultar.

Se você atrasar o pagamento de uma dívida, até mesmo de impostos como IPVA e IPTU, o credor irá enviar um aviso da dívida para bancos de dados de proteção ao crédito, como o SCPC.

Os bancos de dados mandam pra você (por correio, SMS ou e-mail) um comunicado informando sobre o não pagamento de uma determinada dívida, dando um prazo pra que você faça o pagamento dos valores em aberto. Se você não conseguir fazer o pagamento dentro do prazo, seu nome (e CPF) é cadastrado como devedor e fica “sujo”, como a gente fala popularmente.

A carta ou comunicado do banco de proteção de crédito é uma das formas de você saber se seu nome vai ficar sujo.

Para saber se ele já está sujo, você pode entrar no site Consumidor Positivo e fazer a consulta do seu CPF, gratuitamente, ou pode vir até a sede da ACIMM, trazendo seu RG e CPF ou CNH que nossas especialistas fazem a consulta. As consultas presenciais têm uma taxa de R$ 10.

Assim, se estiver com alguma dívida em aberto, ficará sabendo de qual é o valor e pra quem você deve.

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se em nossa newsleter

e receba por e-mail conteúdos sobre empreendedorismo

Veja também

Dívida caduca?

Caduca após 5 anos. Mas, isso não significa que você não precisa mais pagar ela. Os órgãos de proteção ao crédito não podem exibir a

Veja mais