A atual presidência da Câmara Municipal de Mogi Mirim, ocupada pelo vereador Cristiano Gaiotto, tem buscado qualificar seu quadro funcional e os próprios vereadores em assuntos relacionados ao bom funcionamento do Poder Legislativo local.
Uma destas intervenções foi realizada nos dias 25 e 26 de junho e teve como palco as instalações da Associação Comercial e Industrial (ACIMM). Por iniciativa da Comissão de Finanças e Orçamento, foi aplicado o Curso de Capacitação Orçamentária, totalizando 16 horas de treinamento, ocorrido das 8h às 17h30, com emissão de certificado após o encerramento. O evento reuniu 17 colaboradores entre vereadores, assessores parlamentares e servidores de outras áreas. Segundo Gaiotto, a intenção do curso foi o de aprimorar a gestão e fiscalização das peças orçamentárias.
Curso foi aplicado pelo especialista em gestão pública, professor Luciano Lima
O treinamento foi ministrado pelo professor Luciano Aparecido Lima, da empresa SGP – Soluções em Gestão Pública. Entre outros temas, o profissional explanou a respeito de temas como a elaboração do Plano Plurianual (PPA), com foco em planejamento estratégico, legislações aplicáveis, definição de macro diretrizes e elaboração de emendas. Durante dois dias, os participantes também estudarão a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA), transparência fiscal e o processo legislativo orçamentário, com material didático incluso. “Muito útil, serviu para esclarecer muitos assuntos da maior importância”, comentou o vereador Everton Bombarda, um dos participantes.
Utilidade
O presidente da ACIMM, Nelson Theodoro Junior, disse que ficou feliz com a escolha da mesa diretora da Câmara pelas instalações da entidade que preside. Nelson argumentou que desde que a atual diretoria assumiu a gestão da ACIMM no início do ano, tem se movimentado para popularizar e demonstrar a utilidade do uso das salas e do auditório, fato o qual, segundo seu entendimento, ajuda a captar mais recursos e movimenta o dia a dia da entidade. “Tem se tornado comum a realização de até três eventos simultaneamente, o que demonstra a eficiência das ações que temos empreendidos nesta direção”, observou.