• Home
  • >
  • Blog
  • >
  • A Menina do Agro faz palestra na ACIMM!

A Menina do Agro faz palestra na ACIMM!

O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (ACIMM) promoveu na noite do dia 27 de março, palestra com Fernanda Custódio, a Menina do Agro.

O evento foi alusivo ao Dia da Mulher, e reuniu 65 pessoas no saguão da ACIMM. Em pauta, as “Perspectivas para o Empreendedorismo Feminino no Agronegócio”. Ao longo de sua apresentação, ela destacou o papel da mulher tanto da porteira para dentro quanto no mundo do agronegócio, como pesquisadoras, executivas e empreendedoras.

Também não deixou de ressaltar que 23,8% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, o que equivale a R$ 2,8 trilhões, vem do agro. “Somos, sim, o celeiro do mundo e, atualmente, o Brasil exporta para mais de 200 países aquilo que é produzido aqui”, disse a palestrante.

Os homens ainda são a maioria neste cenário, mas as mulheres vêm tomando seus devidos lugares nesta cadeia, principalmente como agentes de transformação, tanto que os movimentos femininos vêm ganhando proporções jamais vistas. “A mulher nunca estará à frente do homem, mas, ao seu lado, para tornar o agronegócio ainda mais próspero”, destacou.

A profissional de comunicação, com raízes no agro, lembrou, ainda, que pecuaristas, pesquisadoras, agricultoras, executivas e empreendedoras estão no mercado, e buscam cada vez mais seu espaço. Um total de 59,2% deste universo são proprietárias ou sócias, 30,5% atuam como colaboradora e 10,4% são gestoras, diretoras ou desempenham funções administrativas.

O acesso às tecnologias também foi outro quesito abordado por ela, já que as mulheres do agronegócio têm o WhatsApp (95%) como sua principal ferramenta para comunicação e comercialização dos produtos. “Hoje, o agronegócio é feito de WhatsApp, e, por meio dele, as agricultoras e profissionais afins ao setor utilizam o canal para se comunicarem”, apontou.

O trabalho que vem sendo realizado pelas mulheres do agronegócio, segundo observou, merece destaque, pois, por meio delas, ocorreu uma dinâmica ímpar, que envolve expansão de redes de apoio, educação, além da invasão tecnológica no meio rural. Tudo graças ao trabalho das mulheres.

Este mesmo público (92%) tem o Facebook como canal de comunicação. O YouTube fica em terceiro lugar, com a preferência de 68% das mulheres do agro. Instagram e Messenger vêm com 54% e 65%, respectivamente.

QUEM É?
A palestrante é comunicadora por formação, mas jornalista do agro por vocação. A paixão pelo agro foi herança de família, no entanto, ganhou vida no Notícias Agrícolas. Fernanda tem dedicado a carreira ao setor, passando por veículos como “Destaque Rural” e “Canal Rural”.

É a criadora de “A Menina do Agro”, janela entre o campo e a cidade, compartilhando informações essenciais, e tendo o propósito de ser uma voz autêntica e inspiradora, conectando pessoas através do conhecimento sobre o agronegócio.

Além da palestra proferida por Fernanda, o CMEC ainda homenageou três mulheres que desempenham funções nada habituais no cotidiano: Adelina Aparecida Simoso (Operadora de máquinas agrícolas, entre outras), Mara Adriana Silva de Lima e Débora Adriana Marchiori Ressel (Assentadoras de piso cerâmico) puderam falar sobre a rotina incomum para o universo feminino.

 

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se em nossa newsleter

e receba por e-mail conteúdos sobre empreendedorismo

Veja também