Realizada na noite do dia primeiro de julho, terça-feira, nas dependências da Câmara Municipal, a audiência pública convocada pela vereadora Daniella Gonçalves de Amoêdo Campos com o intuito de discutir a situação dos moradores em situação de rua, acabou jogando luz a campanha institucional que a Associação Comercial em parceria com órgãos públicos municipais está deflagrando para conscientizar a população em geral a não dar esmolas.
A vereadora Daniella é autora do projeto de Lei 6.867, aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Paulo Silva em 21 de março de 2025, que propõe meios para conscientizar a população a não dar esmolas, iniciativa que resultou na campanha “Não dê esmolas. Dê oportunidades”, que pretende envolver toda a comunidade e que tem na Associação Comercial (ACIMM) grande incentivadora.
A vereadora Daniella, Cristina Pulls (Assistência Social) e Nelson Theodoro
O encontro reuniu representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, organizações da sociedade civil, além da participação especial do presidente da ACIMM, Nelson Theodoro Junior. Em sua intervenção, Theodoro Junior citou os incômodos relatados por diversos comerciantes em relação à presença cada vez mais ostensiva de moradores em situação de rua, especialmente na região central e defendeu uma abordagem ética e racional para o enfrentamento da questão. “Temos que cuidar de forma adequada das pessoas que são daqui e encaminhar aqueles que vêm de fora para suas cidades de origem”, defendeu.
Deliberações
O encontro terminou com diversas deliberações a respeito de como conduzir a questão de forma prática, com atenção especial das diversas secretarias municipais que de alguma forma se inter-relacionam com a questão (Assistência Social, Saúde e Segurança, predominantemente) em colaboração com a Câmara Municipal e engajamento das diversas entidades que já se ocupam do assunto.